warren_buffet_e_sua_mania_de_sucesso.jpg

Warren Buffet E Sua Mania de Sucesso

Categoria: 

Warren Buffett é o presidente e o maior acionista da Berkshire Hathaway, empresa com sede em Omaha, Nebraska, que possui um conjunto diversificado de empresas, incluindo seguros (Geico), mobília (Clayton Homes), energia (MidAmerican Energy) e serviços (NetJets). Também possui participações na Coca-Cola, na American Express e Heinz. Buffet também é parceiro da 3G Capital, grupo do brasileiro Jorge Paulo Lemann.

Além disso, Warren Buffet é o segundo homem mais rico do mundo e possivelmente um dos leitores mais assíduos do planeta também. Ele já declarou inúmeras vezes que no início de sua carreira como investidor, passava os dias lendo e chegava a consumir cerca de 600 a 1000 páginas por dia. Aos 86 anos, seu ritmo parece não ter diminuído.

Se você tem interesse em ser bem-sucedido, Buffet é bem claro: você deve ler o máximo que puder! Para te ajudar nessa tarefa, separei uma lista com 10 dos livros mais indicados pelo próprio Buffet ao longo de sua carreira.

 

Confira a lista abaixo:

 

1. "Sonho Grande", Cristiane Correa

No livro, lançado em 2013, a jornalista e palestrante Cristiane Correa narra a trajetória de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira - os três brasileiros fundadores da 3G Capital, que participou com Buffet da compra da Heinz em 2013. Em 2014, durante encontro com acionistas de sua empresa, o bilionário recomendou Sonho Grande, ressaltando o estilo da administração do trio: "Eles confiam nas pessoas e deixam seu time trabalhar".

 

2. "O Investidor Inteligente", Benjamin Graham

Buffett considera um dos momentos de maior sorte de sua vida quando, aos 19 anos, leu O Investidor Inteligente. Escrito por Benjamin Graham, lenda de Wall Street, o livro lhe ensinou que não era necessário um Q.I. imenso ou informação privilegiada para ser um grande investidor - a chave era a disciplina emocional. O bilionário atribui à sua leitura a estrutura intelectual que o tornou um grande investidor.

 

3. "O Poder de Pensar Fora da Caixa", William Thorndike Jr.

O livro, que busca padrões no sucesso dos executivos do Washington Post, Ralston Purina e outros, foi indicado pelo megainvestidor na carta aos acionistas de 2012.

 

4. "Aventuras Empresariais", John Brooks

Quando Bill Gates perguntou a Buffett qual era seu livro favorito, em 1991, recebeu como resposta o seu exemplar de Aventuras Empresariais. O livro é uma coleção de artigos escritos por John Brooks para a revista New Yorker. 

 

5. "Security Analysis", Benjamin Graham e David L. Dodd

Benjamin Graham, autor de Security Analysis, tem um papel especial na vida de Buffett. O investidor disse que ele foi a segunda pessoa que mais o influenciou, atrás apenas de seu pai. "É o mapa para investimentos que tenho seguido há mais de 57 anos", afirmou.

6. "Common Stocks and Uncommon Profits", Philip Fisher

Focado em empresas de inovação, o investidor Philip Fisher pode até não ter formado a opinião de Buffett como Benjamin Graham. Ainda assim, ele disse estar sempre ansioso para saber o que "Phil" tem a dizer, e recomenda sua leitura a todos.

 

7. "Stress Test: Reflections on Financial Crises", Tim Geithner

Indispensável para qualquer pessoa em cargo de gerência, segundo Buffett. O livro foi escrito pelo ex-secretário do Tesouro de Barack Obama, Tim Geithner, que encarou a crise financeira americana após a quebra do banco Lehman Brothers.

 

8. "The Essays of Warren Buffett", Warren Buffett

Não há forma melhor de saber o que Buffett pensa que lê-lo em suas próprias palavras: "Qual poderia ser sua maior vantagem em um desafio de inteligência - seja ele xadrez, bridge ou a escolha das melhores ações - que ter oponentes ensinados que o pensamento é desperdício de energia?". Esta é uma das reflexões que ele traz em seu livro de ensaios.

 

9. "Jack: Straight from the Gut", Jack Welch

O conselho de Buffett: "Garanta seu exemplar!"As memórias do executivo da GE, Jack Welch, descrito pelo megainvestidor como "inteligente, enérgico e coloca a mão na massa", foram a recomendação feita por ele em sua carta aos investidores de 2001.

 

10. "The Clash of the Cultures", John Bogle

O livro, escrito pelo fundador do Vanguard Group, foi recomendado na carta de Buffet aos acionistas de 2012.

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...