perfil_empreendedor

Você Tem Perfil Empreendedor?

Categoria: 

Vários são os requisitos apontados como decisivos para o sucesso de um negócio. Um dos mais importantes – e que muitas vezes é esquecido – é o perfil do empresário. Não basta ter capital para investir, selecionar um bom mercado, encontrar uma boa equipe e um negócio de futuro se o empresário não tiver um perfil empreendedor.

Mas como saber se você tem um perfil empreendedor?

Existem algumas características comuns a todos os empreendedores. Abaixo, você pode conferir alguns dos aspectos fundamentais deste tipo de personalidade para descobrir se sua personalidade é compatível com a de um empreendedor:

Criatividade – Além de saber aceitar desafios, o empreendedor deve saber buscar soluções viáveis para solucionar os problemas que aparecem no dia a dia de um empreendimento.

Liderança – Não basta ser chefe. É preciso inspirar confiança, motivar! Também é fundamental entender como delegar responsabilidades, formar uma equipe e estar aberto para compartilhar ideias, ouvir, aceitar opiniões, elogiar e criticar pessoas.

Perseverança – O caminho para o sucesso não é fácil. Manter-se firme em seus propósitos, sem deixar de enxergar os limites de sua possibilidade, é uma característica imprescindível para um empreendedor.

Flexibilidade – Tão importante quanto ser perseverante é ser flexível. Controlar seus impulsos ajuda a se adaptar a mudanças. Bem como estar aberto para estudar e aprender sempre.

Automotivação – Empreender é uma tarefa que exige muito empenho. Nem sempre é fácil lidar com os altos e baixos de um mercado. Para passar ileso por tudo isso, é fundamental que o empreendedor consiga encontrar a realização pessoal no trabalho e seus resultados.

Formação permanente – Atualização é palavra de ordem para um empreendedor nato. Buscar constantemente informações sobre o mercado e atualização profissional sobre novas técnicas gerenciais ajuda a gerenciar melhor seu negócio.

Saber administrar – Compreender as relações internas para ordenar o processo produtivo e administrativo de forma lógica e racional é outro requisito básico para uma pessoa que almeja o sucesso de seus negócios.

Correr riscos calculados – Pensar criticamente e saber antecipar-se aos problemas principais, analisando-os friamente, é outra característica primordial de qualquer empreendedor. Fazer prospecção e analisar as consequências de suas atitudes é marca presente em todos os empreendedores de sucesso.

O SEBRAE disponibiliza aqui um teste que pode ajudá-lo a entender melhor o seu perfil. Não deixe de fazer! 

Quer ser um franqueado da Direito de Ouvir? Saiba mais sobre esta oportunidade!

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...