como-funciona-uma-franquia

Você Sabe Como Funciona Uma Franquia?

Categoria: 

Quem pensa em empreender certamente já ouviu falar sobre o sucesso do segmento de franquias no Brasil. Só no ano passado, de acordo com a pesquisa do desempenho de 2015 divulgada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), as franquias registraram um crescimento de 8,3%, atingindo R$ 139,593 bilhões. Mas você realmente sabe como elas funcionam? Fizemos um guia rápido para solucionar as principais dúvidas sobre franchising.

Confira abaixo:

O que é uma franquia?

É basicamente um sistema de acordo entre o franqueador e o franqueado. Funciona assim: a empresa franqueadora cede ao franqueado direitos para que ele possa usufruir dos benefícios de um modelo de negócio de sucesso, como o de uso da marca, direito de comercialização, entre outros.

Todo esse processo está regulamentado?

Sim. A lei 8.955/94 regulamente que na franquia empresarial o franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca e patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistemas operacionais desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante a remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.

Quais as principais vantagens de uma franquia?

Por ser um negócio já consolidado, a franquia oferece menores riscos e mais controle do retorno do investimento. Ou seja, um caminho mais curto para o sucesso. Para o franqueador, a principal vantagem está na expansão da sua marca, com um investimento menor e com o ganho de outras fontes de receita como taxa de franquias e royalties.

Qual é a duração do contrato?

Normalmente, os contratos de franquia têm prazo definido e podem ser renovados ou não a critério do franqueador. O ideal é que o prazo do contrato exceda o tempo estimado para o retorno do capital investido pelo franqueado.

Como é feita a transferência de conhecimento e treinamentos?

O know-how do modelo de negócios deve ser transmitido através de treinamentos, mas também precisa estar descrito em manuais para que o franqueado possa aplicá-lo e solucionar suas dúvidas no dia a dia do negócio.

Será que você é um bom candidato a franqueado?

É fundamental que o franqueado siga os padrões exigidos pela franquia – é isso que vai garantir o funcionamento do modelo de negócios. Caso sinta que são necessárias mudanças, o franqueado não deve tomar medidas por conta própria. Ou seja, se o empreendedor gosta de inovar, uma franquia pode não ser a melhor opção.

Como escolher a franquia ideal?

É preciso avaliar diversos pontos para encontrar a franquia ideal para você. Confira AQUI alguns pontos que certamente irão te auxiliar a acertar na escolha!

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...