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Transforme o Ambiente da Sua Empresa - Para Melhor

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Você sabe qual tem sido a motivação dos seus funcionários? No artigo “Tenha Um Time Engajado”, eu falo sobre como conseguir que as pessoas ao seu redor se engajem nos projetos da empresa. Mas, sem dúvidas, para que isso aconteça é preciso que elas estejam verdadeiramente motivadas.

Recentemente, uma pesquisa feita no mundo todo com mais de 3,6 mil pessoas pelo CFA Institute mostrou que, entre os profissionais brasileiros do setor financeiro, o clima de motivação não anda muito bem das pernas.

Metade dos profissionais afirmou que extrai motivação do sentimento de fazer parte de algo maior e de contribuir para isso. No entanto, 44% também afirmaram que a motivação dos colegas é puramente material (bônus salarial, promoções).

Ao analisarmos esses números, podemos perceber que há uma falta de equilíbrio entre o ecossistema de trabalho e a motivação, que leva as pessoas a fazerem parte dele. Sendo que a falta de objetivo, o desalinhamento de interesses e a falta de diálogo entre os setores de uma empresa podem ser os grandes responsáveis por isso.

Esses “buracos” na comunicação entre as partes do empreendimento acabam por dificultar e distorcer os propósitos e os resultados, além de serem potenciais desmotivadores para qualquer pessoa.

Buscar formas eficientes de se comunicar com os funcionários, de maneira que eles também tenham voz, é uma das soluções que você deve tomar, caso sua empresa esteja nessa situação. Isso porque a pesquisa também apontou as principais razões para que os funcionários percam o interesse no trabalho.

Você consegue imaginar quais são eles?

Em primeiro lugar está o tratamento injusto entre a equipe (indicado por 47% dos brasileiros entrevistados), em segundo está o sentimento de incapacidade e despreparo para desempenhar a própria função (42%) e em terceiro está a ausência de oportunidades de subir de cargo (39%).

Certamente, esses dados podem se estender a boa parte das empresas brasileiras atualmente. Mas isso não deve te desanimar. Aproveite o clima de fim de ano para fortalecer o relacionamento da sua empresa com seus funcionários e colaboradores e com isso descobrir o que fazer para motiva-los de fato.

Além disso, não enxergue este esforço como algo em vão, afinal de contas os benefícios de se ter um time forte e unido são muito maiores do que o investimento aplicado para conseguir que isso aconteça.

Se você deseja ter uma empresa bem estruturada e com uma marca consolidada na mente das pessoas, comece por quem trabalha nela. Por isso, aproveite esses momentos finais de 2016 e utilize as festas de fim de ano como pretexto para ouvir o que eles têm a dizer e não tenha medo de fazer mudanças. A velha máxima de que “em time que está ganhando não se mexe” deve ser trocada por uma variação mais certeira “em time que está ganhando, a gente mexe para que ele continue ganhando”.

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Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

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