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Tenha Um Time Engajado

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Como anda a participação dos seus funcionários na sua empresa? Se o seu empreendimento segue as tendências mundiais, certamente ele está se encaminhando para um cenário parecido ao de uma “empresa zumbi”!

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituo Gallup, o número de trabalhadores brasileiros que não estão engajados com suas empresas já chegou aos 78%. Isso demonstra o nível de insatisfação dos funcionários para com o ambiente em que passam a maior parte de seus dias.

Ainda segundo o apontado, um dos principais motivos para que isso ocorra é a falta de reconhecimento do trabalho exercido. Uma falha muito comum dos líderes e gestores de boa parte das empresas atuantes em solo nacional.

Muitos acreditam que salários pouco acima do mercado e melhores condições de trabalho são suficientes para motivar o engajamento de qualquer colaborador. Mas na verdade, esses dois pontos são características básicas para o trabalho e não regalias ou formas de reconhecimento.

Se você deseja ter um time engajado e forte, então você deve encontrar formas de fazer com que as pessoas vejam o valor do trabalho delas para a empresa e para a sociedade em que elas vivem. Ou seja, mostre aos colaboradores o impacto que as ações deles têm em toda a empresa.

Outro ponto importante é criar mecanismos que permitam que os funcionários deem ideias sobre como melhorar o funcionamento da empresa. E ouvi-las de fato. Muitas vezes, podemos pensar que somente criar os meios para que as pessoas se expressem já é suficiente, porém o que ocorre quando isso acontece é o seguinte: é disponibilizado um canal de comunicação para os colaboradores darem suas ideias, eles fornecem vários insights, nenhum é ouvido, os colaboradores se frustram. E quando for requisitado que eles se engajem novamente, a descrença causada pela frustração impedirá que isso ocorra.

Além disso, é importante investir em feedbacks construtivos e verdadeiros como afirma Alinne Ferreira, consultora orientadora profissional e master coach com qualificação em neurociências e psicanálise aplicadas à educação: “É preciso reconhecer e não ficar apenas corrigindo as debilidades. Apenas 20% dos profissionais brasileiros se sentem reconhecidos. Uma dica é investir em feedbacks construtivos. Poucos líderes sabem fazer isso, valorizando pontos fortes, pontuando o que deve ser melhorado e acordando pontos em que os dois lados podem atuar juntos para melhorar”[¹].

Sabe qual a melhor parte? Você não precisa ter um orçamento grandioso para realizar essas mudanças e elas não irão pesar nos gastos do fim do mês. Na verdade, elas trarão melhorias, engajamento, inovação e, consequentemente, mais lucros.

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Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

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