sua_carreira_esta_estagnada_-_saiba_o_que_fazer.jpg

Sua Carreira Está Estagnada? - Saiba O Que Fazer

Categoria: 

Você está satisfeito no lugar onde se encontra hoje? Responder esta pergunta de supetão pode te levar a cometer alguns equívocos, seja pelo medo de assumir que a resposta é negativa, seja pelo receio da reação de outros.

Por isso, reflita um pouco e não tenha medo de ser autocrítico. Para te ajudar nessa reflexão, separei algumas dicas. Confira abaixo:

Sua Reação Ao Acordar Pode Ser Um Sintoma

Você acorda sem ânimo e seus dias no trabalho passam como filmes repetidos, sem alteração alguma? E o pior, você já não tem mais interesse em mudá-los?

Se sua resposta sincera for sim para essas questões, certamente, isso é um sinal de que algo precisa ser revisto em sua vida profissional. A monotonia pode ser o sintoma mais claro que você estagnou no seu cargo e perdeu a motivação de perseguir algo a mais. E não, isso não tem nada a ver com a busca por cargos ou salários melhores.

Isso tem a ver com seu crescimento pessoal e com a aquisição de habilidades que serão úteis para o resto da sua vida.

Essa desmotivação pode ser causada pelos vícios comportamentais adquiridos com o tempo, por questões estruturais ou pelo seu próprio perfeccionismo (que pode ser responsável por gerar frustração). Ao perceber os sintomas da insatisfação é preciso que você pare e reflita sobre quais podem ser as causas. Somente depois disso, você poderá tomar a atitude mais adequada.

Ambição vs Ansiedade

Você é ambicioso? Ter vontade de crescer e se desenvolver como profissional não é nenhum problema. A complicação surge quando esse desejo vem acompanhado de outro: o desejo por reconhecimento imediato e incondicional.

Esse comportamento é prejudicial porque faz com que o profissional se torne ansioso e faça tudo na esperança de que alguém o note. É importante que você compreenda que ter paciência e humildade é imprescindível para que você alcance o sucesso.

Nessa hora, o ditado popular que diz: “a pressa é inimiga da perfeição” deve ser seguido à risca. E lembre-se de dar o seu melhor, principalmente quando você pensar que ninguém está vendo. Certamente o reconhecimento virá sem que você tenha que se esforçar para chamar a atenção de alguém.

Você Está Onde Queria Estar?

Enxergar um propósito na sua função é um dos pontos mais importantes para evitar a estagnação profissional. Sentir-se bem ao realizar suas tarefas cotidianas nem sempre é possível, mas sentir-se motivado com o seu trabalho como um todo é essencial para que você não se autoboicote.

A máxima de que é “preciso fazer aquilo que se gosta e gostar daquilo que se faz” pode fazer toda a diferença quando levada a sério. Diversos estudos já demonstraram que, mesmo inconscientemente, nós priorizamos nossa felicidade ao nosso sucesso. Além disso, quando estamos contentes, nosso trabalho rende mais e certamente será feito com mais cuidado e eficácia. Já quando nossos valores e desejos estão em conflito com nosso trabalho, o resultado é exatamente o oposto.

Se você não se enxerga no lugar onde está, talvez seja hora de repensar sua trajetória e, caso necessário, mudá-la de rumo.

Construa Relacionamentos Verdadeiros

Ter um bom relacionamento com as pessoas a sua volta é um requisito básico para que o seu trabalho seja reconhecido e também para que você tenha disposição para realizar suas funções. E relacionamentos saudáveis são construídos com base na confiança e no respeito mútuo.

Por isso, você não deve fazer comentários inapropriados sobre outros colegas de trabalho ou mesmo nutrir a fofoca. Seja gentil, educado e simpático com aqueles a sua volta. Além disso, é importante que você não seja falso, outro comportamento corrosivo para a carreira de qualquer pessoa.

Outro ponto que certamente te auxiliará a alcançar um crescimento maior dentro da sua empresa é ter uma atitude solícita, ou seja, se fazer presente e estar disposto a aprender novas habilidades. Por isso, busque estar sempre perto de seu superior, ouvindo e mostrando que ele pode contar com você.

Seu Pessimismo É Péssimo Para Você

Sua atitude perante as dificuldades conta muito. Evitar comportamentos negativos e não ser mal-humorado auxilia no relacionamento interpessoal e contribui para que você não seja evitado pelas pessoas.

Além disso, quando um imprevisto ocorre é muito importante que você tenha controle sobre suas emoções. Outro ponto a ser levado em conta é o fato de que ser pessimista pode dificultar sua ascensão dentro do seu local de trabalho, já que os líderes têm preferência por pessoas proativas e que levantam o ânimo de seus companheiros.

 

Leia também:

A Chave Para O Sucesso

Você Tem Perfil Empreendedor?

Aprenda Com Pessoas Bem-sucedidas

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...