seja_mais_criativo

Seja Mais Criativo!

Categoria: 

Já dizia Thomas Edison: “A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração”. Ser criativo, na verdade, é muito mais uma questão de treino do que de pura inspiração. A máxima vale também para os empreendedores. Quem quer dar asas à criatividade e utilizá-la para alavancar os negócios precisa deixar a mente pronta para aproveitar as oportunidades assim que elas aparecem.

As ideias criativas podem nascer em momentos ou situações nada usuais. Para aprender a ampliar esses insights, confira algumas dicas:

Quebre a rotina

Quanto mais experiências novas você tiver, mais chances têm de ficar mais criativo. Para expandir seus horizontes, procure incluir coisas novas na sua rotina. Se o trabalho não permite muitas inovações, que tal buscar expandir seus horizontes fora do escritório? Varie o que você come, procure novas opções de lazer, busque influências na arte, nos livros e, principalmente, viaje! Nada melhor para estimular sua criatividade do que conhecer novas culturas, novas paisagens.

Estimule a troca de ideias

Discutir ideias é fundamental para estimular a criatividade. Nesse sentido, trabalhar em um ambiente aberto para essas trocas é um requisito básico para o fluxo de inovação. Atrelar essa troca de ideias a reuniões periódicas de “brainstorms” pode ser uma boa maneira de estimular a criação. No entanto, o fluxo de ideias não pode ficar restrito a estes momentos. O exercício do livre pensamento tem que fluir.

Procure por soluções

Muitas vezes, gastamos uma boa quantidade de tempo reclamando de algo que está errado ou que não está do jeito que gostaríamos. Mas, em geral são reclamações vazias. Ou seja, não contribuem em nada para a solução real do problema. Por isso, aprenda a redirecionar sua energia e tempo. Reclame menos e pense e em soluções criativas para os contratempos diários.

Não desanime se as coisas derem errado

Antes de uma grande invenção, é normal que aconteçam dezenas de tentativas frustradas. Não saiu como o esperado? Tente entender o que não funcionou e siga em frente. Nem sempre uma ideia que parece boa para você terá o mesmo efeito em outras pessoas. O importante é aprender com os erros e nunca desistir.

Quer mais inspiração? Conheça dez frases motivacionais para empreendedores

Confira oito dicas de empreendedor para empreendedor e faça seu negócio dar certo!

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...