preco-alta-rotatividade

O Preço da Alta Rotatividade

Categoria: 

Os funcionários não param na sua empresa? Talvez esteja na hora de você começar a repensar esse problema!

Ter uma alta rotatividade de funcionários pode custar mais do que investir em benefícios, política de remuneração e em um ambiente de trabalho agradável. Isso porque uma demissão tem vários custos colaterais: o acúmulo de serviços para os colegas que ficaram, a falta de cumprimento dos prazos, piora no atendimento ao cliente entre outros.

Além disso, investir em benefícios, não significa que você precisará despender de uma enorme quantia financeira. Oferecer uma remuneração variável de acordo com o desempenho de cada funcionário, estabelecer um ambiente de trabalho agradável e aprimorar certas características de liderança são opções viáveis e possíveis que não representam grandes gastos.

Outra opção de benefício que vem ganhando a atenção de muitas pessoas são as jornadas de trabalho flexíveis e o trabalho em casa. Você pode, por exemplo, estabelecer um cronograma onde uma vez na semana o funcionário possa trabalhar em casa ou depois de alcançar alguma meta, ele tenha direito a uma folga extra. Esses incentivos agradarão facilmente a quase todos os funcionários e isso aumentará consideravelmente a qualidade do ambiente de trabalho.

Se o quadro de funcionários da sua empresa é mais jovem, existem alguns aspectos que não podem ser negligenciados. Um deles é fator aprendizado: é natural que as pessoas mais novas tenham um desejo por aprender, por desenvolver suas habilidades. Proporcionar meios para que isso se realize dentro da empresa será um grande incentivo e um fator de satisfação para seus colaboradores.

Outro ponto crucial é o modo como seus funcionários engajam com a própria empresa e o produto vendido ou serviço prestado. É importante que o colaborador se envolva com esses projetos e tenha interesse em opinar e fazer parte do que sua empresa está construindo.

Para isso é preciso que, além de espaço para expressar suas ideias, o trabalhador tenha suas ideias levadas em conta na hora da execução de um projeto. Essa é uma maneira simples de expressar que o grande valor que o trabalho dessa pessoa tem para a empresa. Com essa pequena atitude, você estará incentivando a pro-atividade em sua equipe!

Como Reverter Essa Situação

Caso sua empresa já esteja enfrentando problemas com um quadro de funcionários desmotivados e com uma alta rotatividade, será preciso tomar uma atitude nem um pouco agradável: sentar-se com quem decidiu sair e tentar entender o que tem sido feito de errado na sua empresa.

Levar essas considerações a sério é muito importante, pois o mal-estar entre os funcionários geralmente tem a mesma fonte. Ou seja, se algo está ruim para um e muito provável que esteja ruim para quase todos.

O segundo passo é compreender o que pode ser feito para consertar o erro e, logicamente, colocar suas descobertas em prática!

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...