Pequenas empresas, grandes negócios

Categoria: 

Se você pesquisar na internet existe vários exemplos de pequenas empresas que deram certo. Os setores são variados e estão espalhados por diversas áreas do país. O que essas empresas têm em comum? E que deixaram elas longe dos dados negativos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2015 que mostram, 22% dos negócios iniciados no Brasil não passaram do primeiro ano de vida. É o planejamento!

A regra é planejar

O planejamento precisa acontecer desde o início e sendo continuado no desenvolvimento do negócio. No dia a dia da empresa não pode ser tomada nenhuma decisão sem que tenha uma estratégia. Essa visão vale para o começo do seu empreendimento, e consequentemente em todos os momentos que virão. Um empresário racional sabe que é preciso planejar para sobreviver, crescer e melhorar o seu negócio.

Sabe da importância de ter um planejamento estratégico, mas sem ficar preso a ele. Pois se algo não funcionar como o previsto é preciso ajustar, corrigir ou até mesmo refazer, e dessa forma, vai melhorando os resultados e alcançando os objetivos.

Ferramentas de gestão são necessárias

Na maioria das vezes o encerramento das empresas acontece por decisões erradas, que não enxergam o potencial do negócio. Isso acontece por falta de experiência no mercado ou por não conhecer os clientes, fornecedores e concorrentes. Seja qual for o problema na gestão é preciso ter dados e base para seguir ou finalizar o negócio.

Essas situações podem ser avaliadas por um prisma diferente e as pequenas empresas que vem dando certo têm muito a ensinar. O interessante é que todas não ficam querendo mudar, mas usam ferramentas que já existem no mercado para a sua construção. E quais são essas ferramentas “milagrosas” de gestão?  Análise SWOT, Matriz GUT, 5W2H, Clico PDCA, entre outras.

 Cuidado com as finanças

Um dos principais problemas dentro de uma empresa é os descuidos com o caixa, infelizmente é a maior causa de mortalidade de empreendimento no país. Isso ocorre porque muitos negócios começam sem uma gestão financeira profissional.

 A seguir os erros mais comuns:

  • Não ter o controle de contas a pagar e receber
  • Conciliação dos gastos
  • Falta de ação preventiva contra inadimplência
  •  Deixar de buscar os resultados do negócio para planejamentos futuros

Todas as empresas precisam de um contador?

SIM! Todas as empresas necessitam de um contador.  As empresas de sucesso, nunca deixaram de ter o auxílio de um contador. Esse tipo de empregado é um investimento preciso para qualquer tipo de empresa.Se for colocar na ponta do lápis os serviços básicos, como cuidado com impostos, emissão de guias, já sairia muito mais caro perder os prazos e ter que arcar com os juros e multas de pagamentos.

Se você pensa em abrir seu próprio negócio, veja como é importante traçar os objetivos e  alinhar o tempo com as estratégias. Invista em planejamento e gestão, esse desafio é seu e você pode vencer.

 

 

 

 

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...