Controle-finanças

7 dicas práticas para resolver suas finanças

Categoria: 

Confira soluções práticas que podem mudar a sua vida financeira

1 -Coloque contas no débito automático

Para evitar o atraso em pagamento de contas e ter problemas até mesmo prejuízo por conta de um esquecimento: A dica é fácil, coloque suas contas em débito automático. Para dar início utilize as contas fixas como: água, luz e telefone. 
Para colocar em débito automático é simples, é só fazer um cadastro pela internet banking, terminais de autoatendimento ou agências bancárias. Feito o cadastro, as contas serão pagas automaticamente, na data escolhida por você.  

2- Automatização das aplicações financeiras

Para quem não tem o hábito de poupar uma ótima opção é deixar os valores que entram em conta bancária a serem transferidos automaticamente para aplicações financeiras, como por exemplo uma poupança. Caso o valor não possa ser investido durante determinado período, basta cancelar o serviço a qualquer momento.

3- Reduza o número de contas correntes e cartões de crédito

O ideal é ter apenas uma conta corrente, além de diminuir o risco de descontrole financeiro, também reduz a cobrança de tarifas pelos serviços e transações realizadas. Taxas cobradas pelos bancos por saques, transferências e outros serviços podem fazer uma diferença expressiva no orçamento. Além de reduzir custos, consolidar contas e cartões de crédito torna possível monitorar com maior facilidade os gastos mensais. Outra vantagem é que ao concentrar gastos em apenas um cartão de crédito aumentam as possibilidades de obter mais recompensas no programa fidelidade, já que os pontos são acumulados mais rapidamente

4- Foque os investimentos em apenas uma instituição 

Ainda que a diversificação de investimentos seja extremamente importante, dividir suas aplicações entre muitas instituições financeiras pode dificultar o seu controle financeiro e te levar a pecar pelo excesso. 

5- Faça um orçamento 

Crie formas de administrar o seu orçamento, hoje existem várias ferramentas que auxiliam de uma maneira pratica. Umas delas, que já foi citada durante as dicas é acompanhar as despesas pelo aplicativo do banco (internet banking). Caso você não tenha o hábito de acompanhar as despesas pela internet banking tem à disposição aplicativos que atualizam suas movimentações ao se conectarem à sua conta, como exemplo, GuiaBolso.

Existem também cartões de crédito, como o Nubank, que são ligados a aplicativos. Além de facilitar a visualização da fatura e atualizar no app cada despesa realizada, a ferramenta também permite dividir despesas por categoria e criar gráficos que ajudam o usuário a analisar melhor como o dinheiro tem sido gasto.

6- Crie lembretes para revisar tarifas bancárias e aplicações

Uma solução simples é agendar lembretes no calendário do celular e já programá-los para que sejam repetidos a cada seis meses.

7- Coloque as soluções em prática 

Mesmo que seja difícil encontrar tempo para seguir as soluções indicadas, determine um tempo/prazo para levar o projeto e dívida a realização de cada tarefa ao longo do tempo estipulado. Com o tempo torna-se um hábito. Boas finanças! 

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...