posso_acessar_sua_loja_pelo_meu_celular.jpg

Posso Acessar Sua Loja Pelo Meu Celular?

Categoria: 

Quando o boom do rádio e, posteriormente, o da TV ocorreram no Brasil, todos ficamos impressionados com a rapidez. Porém, mal sabíamos que mais para frente no caminho, nosso conceito de rapidez seria desafiado e superado por algo ainda maior: o boom da telefonia móvel.

Atualmente, apenas um em cada dez brasileiros não possui celular. E isso é uma das estatísticas mais abrangentes que existem, já que ela não faz recorte de classes, etnias, raça ou gênero.

Somente por esses dados, um empreendedor que não dorme no ponto já pensaria: “eu preciso encontrar uma forma de usar esse potencial ao meu favor, se não, ficarei para trás!”. E, caso não encontrasse essa forma, certamente ficaria para trás. Agora, somando a essa abrangência toda, temos o seguinte dado: 57% dessas pessoas utilizam smartphones com acesso à internet. E mais outro dado: o número de compras via smartphones, tablets e demais aparelhos móveis subiu de 0,3% (2011) para 23% (2016).

Querendo ou não, é uma taxa de crescimento que precisa ser levada a sério! Porque, para além das compras, isso naturalmente significa que as pessoas têm utilizado o mobile para acessar sites, comparar produtos, pesquisar preços e por ai vai.

Logicamente, isso por si só já representaria uma mudança muito drástica, mesmo se o conteúdo feito para desktops e notebooks se adaptasse organicamente ao tamanho das telas de smartphones. Isso porque com os sites responsivos essa adaptação já acontece.

Contudo, o que não acontece organicamente é a mudança de linguagem! Mas para mudar a linguagem, é preciso entender qual é a dor do seu cliente e estar disposto a ajuda-lo de forma genuína.

Levar isso em consideração deve ser prioridade na hora de decidir entrar no mobile, seja com um site responsivo, seja com um app arrojado, seja com ambos. É preciso ter em mente que esses canais devem oferecer uma experiência de uso adequada e agradável, caso contrário, nem o grande número de usuários de mobile irá poder te ajudar a alcançar o sucesso!

Acredito que o mobile veio para ficar, sem dúvida alguma. E com tantas fabricantes (Google, Samsung, Apple, Microsoft, Asus...) se esforçando para entregarem produtos cada vez mais potentes e de melhor qualidade, é possível que o mobile se torne um grande hegemon dentro das tecnologias usadas no dia a dia. (Se bem que, talvez já possamos dizer que ele é, não acha?)

Então, não perca tempo. Invista no mobile. Sempre com consciência e pé no chão. Mas faça como o empreendedor que citei logo acima: encontre uma forma de alinhar o mobile à sua empresa o mais rápido possível. Afinal de contas, tempo é dinheiro. E muito mais que isso, você pode até recuperar um dinheiro perdido, mas jamais recuperará o tempo jogado fora.

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...