motivos-que-levam-empreender

Você quer empreender pelo motivo certo?

Categoria: 

Quatro em cada dez brasileiros adultos já possuem um negócio ou estão envolvidos com a criação de uma empresa.  O dado levantado pela pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), realizada em 2015 e patrocinada pelo Sebrae, mostra que o brasileiro é realmente empreendedor. Se você ainda não faz parte do grupo de pessoas que têm o próprio negócio, mas deseja integrá-lo em breve,  há um questionamento crucial a se fazer. Você quer empreender pelo motivo certo?

A seguir listamos alguns dos principais motivos que levam as pessoas a abrirem o próprio negócio. Apesar de parecem boas razões para se livrar de um emprego formal, elas podem, na verdade, ser um verdadeiro tiro no pé dos empreendedores. Entenda por quê:

Está de saco cheio de ter chefe

Muitas pessoas querem ter a própria empresa porque estavam cansadas de ter que lidar com as cobranças do chefe. Mas será que elas são capazes de se autogerenciar? De se automotivar? E de gerenciar outras pessoas? O empreendedor precisa ter um papel de liderança. Se, por um lado, ele não tem que prestar satisfações de seus atos, ele tem uma série de outras obrigações – e nem todas as pessoas estão aptas a exercê-las. Então antes de abandonar seu emprego, analise todas as funções que o dono do negócio precisa ter. Você está realmente apto a exercê-las?

Quer fazer seu próprio horário

Quem está de fora costuma achar que o empreendedor tem mais tempo livre, afinal, pode gerenciar seus horários. Mas não é bem assim. O dono do negócio muitas vezes precisa ficar até mais tarde e estender as horas extras para fins de semana ou madrugadas à fora. Empreender exige planejamento e dedicação, mas também exige capacidade de arregaçar as mangas quando as coisas não saem bem como o esperado. Antes de investir tempo e dinheiro em uma empresa, pense bem se você está disposto a pagar esse preço.

Quer ganhar mais

Se o seu negócio decolar, realmente seu faturamento pode ser muito maior. Mas lembre-se de que nem todas as empresas dão lucro desde o início. É preciso investir, ter um capital de giro e esperar o retorno na maioria dos casos.  Em alguns casos, o empreendedor precisa investir mais do que imaginava.

Quer aproveitar uma oportunidade

Aproveitar uma oportunidade ou nicho de mercado é realmente um bom motivo para empreender. Mas se você não entende nada deste mercado ou não tem afinidade com este tipo de negócio, essa é realmente uma boa ideia? Não adianta identificar uma ótima demanda para uma padaria no seu bairro se você não gosta de acordar cedo ou não sabe cozinhar. Ou seja, até boas oportunidades precisam ser analisadas e relacionadas com o seu perfil empreendedor. 

Leia mais

Você tem perfil empreendedor?

Nunca é tarde para empreender

Planejar para não afundar

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...