monte_seu_negocio_de_aparelhos_auditivos

Monte Seu Negócio de Aparelhos Auditivos

Categoria: 

No último post falamos sobre a etapa inicial de escolha do seu modelo de negócio no segmento de aparelhos auditivos. Agora vamos à parte prática: como montar o empreendimento.

Passo 1: Plano de Negócios

Para começar, você vai precisar de um “plano de negócios”. No caso da franquia e credenciamento, a franqueadora irá lhe oferecer isso no pacote, mas, se optar pelo negócio próprio, terá de fazer isso sozinho.

Nele deve conter um descritivo do seu negócio de aparelho auditivo, um resumo executivo, o nome de sua empresa, a localização dos negócios, uma breve descrição do projeto, a definição clara dos objetivos, uma análise minuciosa e criteriosa do mercado com foco no público-alvo, análise de concorrência, estratégia de preço, logística e pós-venda.

Você deve incluir também recursos financeiros, tais como a quantidade de dinheiro que você tem para começar este negócio, a quantidade de dinheiro que você precisa tomar emprestado, os custos operacionais, bem como métodos de crescimento e projeções. Se você decidir abrir uma franquia ou ser um credenciado, este trabalho todo será poupado, pois esse é um papel da franqueadora, ou seja, ela vai ajudá-lo a criar um plano de negócios.

Passo 2: Local

Encontrar um local para o seu negócio de aparelhos auditivos é altamente determinante para o sucesso. As franquias têm uma expertise muito grande para isso e contam com ferramentas de geomarketing que ajudam a determinar o melhor lugar, perto do seu público-alvo ou perto de um negócio relacionado. Você provavelmente vai receber a maior parte dos negócios de pessoas da terceira idade, então um local adequado é extremamente fundamental para o sucesso.

Passo 3: Questões legais e financeiras

Todo negócio necessita de licenças municipais, estaduais e federais. Você deve estar alinhado com seu contador para que este o ajude nesta difícil tarefa de estar legalizado perante os órgãos competentes para realizar testes de audição e realizar de forma adequada a adaptação dos aparelhos auditivos. No caso das franquias a maior parte desta documentação será providenciada por eles ou com a ajuda deles.

Passo 4: Abra o leque de opções

Trabalhar com aparelhos auditivos não significa simplesmente comprar e vender aparelhos auditivos, existem outros produtos afins para esse ramo de atuação, portanto você deve considerar também baterias ou pilhas para aparelho auditivo, produtos de limpeza e outros produtos associados.

Passo 5: A diferença está no detalhe

Sua empresa de aparelhos auditivos vai precisar de uma recepção com cadeiras, uma cabine acústica com um audiômetro para examinar os pacientes. A dica é prestar atenção nos detalhes: por exemplo, não abra seu negócio em um local barulhento ou com pouco espaço para os atendimentos. Assim como qualquer empreendimento, este ramo também tem seus riscos e oportunidades, o certo é avaliar todas as possibilidades.

Analise seu perfil. Se você quer segurança, vale lembrar que as franquias são os modelos que mais crescem no mundo.

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...