mercado_de_franquias_cresce_9_no_primeiro_trimestre.jpg

Mercado de Franquias Cresce 9% no Primeiro Trimestre

Categoria: 

Dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) apontaram que o mercado de franquias cresceu 9% no primeiro trimestre deste ano.  Entre janeiro e março de 2015, o segmento faturou R$ 31,3 bilhões, contra R$ 28,7 bilhões nos três primeiros meses de 2014.

Para Cristina Franco, presidente da ABF, o resultado está relacionado à abertura de novas lojas, mesmo que em ritmo menor.  Fatores como mudanças de comportamento do consumidor, como o aumento da busca por qualificação profissional, a necessidade de comer fora e a presença cada vez maior de mulheres no mercado de trabalho são outros fatores que, segundo a presidente da entidade, explicam os números.

Os segmentos do franchising que mais cresceram no período foram: alimentação e esporte, saúde, beleza e lazer, ambos com uma expansão do faturamento da ordem de 14%; e comunicação, informática e eletrônicos, com 11%.

Nos três primeiros meses do ano, foram abertas 3,7% novas lojas e fechadas 1,1%, ficando o mercado com um saldo positivo de 2,5% de novas lojas.

Segundo dados captados até 31 de março de 2015, operam no Brasil 128.809 unidades de franquias. Em número de unidades, os segmentos que mais cresceram foram acessórios pessoais e calçados (14%) e comunicação, informática e eletrônicos (13%).

Metade das redes mapeadas pela pesquisa operam exclusivamente com lojas de rua e 11% exclusivamente com lojas de shoppings. De forma geral, 72% das unidades de franquias no Brasil são de rua.

COMO APROVEITAR O BOM MOMENTO DAS FRANQUIAS?

Plano de negócio consolidado, mercado garantido, planejamento de custos e respaldo de uma marca já conhecida no mercado são alguns dos benefícios das franquias.

Você planeja abrir seu próprio negócio? O primeiro passo é analisar qual seu mercado preferido e checar se ele faz parte dos segmentos que estão em crescimento.

É preciso analisar a fundo o negócio para saber se ele tem um plano de negócios consistente. O empreendedor precisa se planejar para não enfrentar problemas financeiros enquanto o negócio não decola – e é aí que entra o capital de giro.

QUER SABER MAIS?

Conheça razões para apostar no mercado de franquias.

Para se aprofundar ainda mais no assunto, descubra cinco erros que podem prejudicar o sucesso da sua franquia.

Seja um franqueado da Direito de Ouvir.

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...