colheita

Liderar Exige Coragem

Categoria: 

Assumir um cargo de alta gestão exige muito de uma pessoa. Mas, sem dúvidas, o primeiro passo para que isso ocorra é entender que ninguém está 100% preparado para esse tipo de trabalho.

Portanto, caso seu objetivo seja liderar uma equipe, tenha em mente que esta posição diz respeito a sua capacidade de fazer uma leitura adequada do contexto, do cenário e da organização que você faz parte. Além disso, características como resiliência, coragem e responsabilidade são basilares para qualquer líder.

Todos esses fatores combinados, certamente farão de você um bom gestor, capaz de liderar em cenários complexos e imprevisíveis. Mesmo tendo que lidar com informações imperfeitas e com desafios internos de cooperação e colaboração.

E, na maioria dos casos, tais características estão muito pouco relacionadas com o nível de formação técnica, teórica ou formal. Pois estão intimamente ligadas as vivências diárias, ou seja, ao aprendizado que se obtém com a própria vida no dia a dia.

Não há dúvidas, que o melhor coach para aspirantes a grandes gestores são as experiências de vida. Com elas aprendemos muito e de maneiras inacreditáveis.

Uma viagem em família, por exemplo, pode nos ensinar a conciliar e ajustar interesses muitas vezes opostos (filhos brigando, esposa ou marido insatisfeito) sem perder o foco nas questões mais relevantes (chegar ao destino almejado) e conseguindo produzir resultados em meio às dificuldades – numa viagem, os problemas podem ser muitos, desde a falta de água até um pneu furado.

Então, caso você esteja pensando que assumir a gerência de um negócio ou empreendimento é algo muito distante, pense melhor. Logicamente, ter conhecimentos básicos de gestão é importante. Mas, mesmo isso, em certa medida, pode ser superado, por exemplo, através do recrutamento de pessoas competentes como consultores ou através da realização de programas de desenvolvimento executivo.

Não dá pra ser um empreendedor de sucesso, vivendo nas sombras de outros. Por isso, acredite em si mesmo e mãos à obra!

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...