leitura-sucesso.jpg

Se Não Há Leitura, O Sucesso Nunca Chegará

Categoria: 

Nós já estamos entrando na segunda quinzena de fevereiro e quantos livros você já leu este ano?

Segundo Warren Buffet, um grande investidor e empresário de sucesso norte-americano, você é capaz de ler até 500 páginas por dia. E esse é um dos conselhos que Buffet considera mais importante para quem deseja alcançar o sucesso.

Se você está lendo esta matéria e se impressionou com esse número, saiba que ler 500 páginas por dia é algo possível de ser feito, segundo os cálculos de Charles Chu, escritor norte-americano que entre 2015 e 2016 já havia lido mais de 400 livros completos.

Chu havia se lançado no desafio de ler pelo menos 3 livros por semana, porém este objetivo não foi alcançado, mas durante seu percurso, ele foi capaz de provar que era possível a qualquer um ler uma grande quantidade de livros em apenas um ano.

Esse desafio pode parecer loucura, mas segundo Buffet, quanto mais se lê mais se aprende, e quanto mais se aprende, mais capacitado alguém se torna. Por isso, sua relação com os livros está diretamente ligada ao tamanho do seu sucesso.

Infelizmente, o Brasil não possui um público leitor muito assíduo (ou grande). Segundo a Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Ibope por encomenda do Instituto Pró-Livro, o brasileiro lê, em média, 4,96 livros por ano, sendo que do total de livros lidos, 2,43 foram terminados e 2,53 lidos em partes.

Se fossemos comparar, o número de livros que Chu se comprometeu a ler por semana, já seria maior do que o número de livros terminados no ano todo pela média brasileira!

O escritor ainda vai além e afirma que se o tempo gasto com redes sociais se convertesse em tempo lendo livros, o número de páginas lidas ao fim do ano seria ainda maior. Isso porque em média um brasileiro gasta mais de 650 horas por ano em redes sociais.

Enquanto que para se ler 200 livros em um ano, o tempo gasto seria de aproximadamente 417 horas, já que em média uma pessoa consegue ler e 200 a 400 palavras por minuto e um livro não-ficção geralmente possui 50 mil palavras.

Além disso, essa comparação fica ainda mais impressionante quando olhamos para o tempo gasto em frente à tv aqui no Brasil. Segundo pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media, em 2015 o brasileiro gastou em média 6 horas por dia na frente da telinha, o que totaliza algo em torno de 2190 horas por ano!

Ou seja, se você ainda dúvida da sua própria capacidade para se tornar um grande leitor, para agora com isso e pegue já um livro!

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...