inovacao-evolucao

Inove Hoje!

Categoria: 

Ainda existe no pensamento geral de inúmeros empresários brasileiros a ideia de que inovação é algo que está estritamente ligado a criação de novos produtos, serviços, empresas ou ao aprimoramento dos mesmos.

Mas não é de hoje que essa palavra vem sofrendo atualizações. Talvez uma definição mais apurada de inovação nos dias atuais esteja intimamente ligada aos processos internos das empresas, à otimização das operações e à evolução do modus operandi que define o pensar e o conviver dentro das empresas.

Logicamente, esse processo está sujeito ao nosso tempo, que é, sem dúvidas, um tempo de incertezas e instabilidades. Por isso, é preciso que aquele que se propõe a inovar tenha capacidade de navegar por essas ondas e coragem para ariscar, experimentar, errar e acertar.

Um empresário inovador certamente é alguém que está disposto a fazer uso de “tentativa e erro”, com consciência, responsabilidade e muita força de vontade.

Características mais do que necessárias para esses momentos pelos quais estamos passando. Por isso, separei 10 dicas para quem quer ser um profissional inovador.

Você pode confira-las abaixo:

1. Não tenha pressa. A maturação de uma ideia pode levar tempo.

2. O nascimento de uma nova ideia acontece quando rejeitamos ou reaproveitamos ideias antigas em novas combinações.

3. Participe de projetos em grupos. Quem se isola, corre o risco de ficar preso a certos conceitos.

4. Permita-se perder o foco de vez em quando e reserve um tempo na agenda para inovar. As ideias gostam de uma dose de dispersão.

5. As boas ideias são flexíveis e se adaptam a novos desafios.

6. Aprenda que um erro serve para “adubar o terreno” em que novas ideias surgirão.

7. É importante anotar tudo que inspirar você “sem compromisso”.

8. Não se contente com a “primeira resposta”, tente encontrar mais de uma solução para cada questão.

9. Não é preciso que sua inovação seja uma “super ideia”, muitas vezes pode ser uma nova aplicabilidade para algo que já existe.

10. Busque sempre fazer parte da solução e não do problema.

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...