indice-cidades-empreendedora-2016.jpg

ICE 2016 - Inove No Seu Setor

Categoria: 

Recentemente a Endeavor Brasil publicou o Índice de Cidades Empreendedoras 2016 (ICE2016). Esta é a terceira edição deste estudo que vem sendo realizado desde 2014 em todo o país e já se tornou referência para órgãos públicos, privados e também para empreendedores antenados nas mudanças que vem ocorrendo em solo brasileiro.

Nesta terceira edição foram analisadas 32 cidades brasileiras de 22 estados que, juntas, representam cerca de 40% do PIB nacional. Além disso, ao todo foram levadas em conta 7 características chave: Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso A Capital, Inovação, Capital Humano, Cultura Empreendedora.

Todos estes pontos possuem grande importância para nós, empreendedores de plantão. Seja para que tenhamos consciência de quais localidades são mais receptivas a novos empreendimentos, seja para saber quais devemos evitar.

Certamente, 2016 foi um ano de várias conturbações em todo o mundo, sejam no ambiente político, econômico e mesmo social. Por isso, os desafios para 2017 serão ainda maiores. E o empreendedorismo se apresenta como uma das melhores maneiras para todos saírem da crise.

Nesse cenário, compreender a dinâmica do empreendedorismo no Brasil é necessário para que você consiga lançar, expandir ou manter o seu negócio sempre em alta. Justamente por esse motivo, a leitura do ICE2016 é essencial.

Veja bem, atualmente no Brasil, o número de desempregados já alcança a marca dos 12 milhões. Um número que pode assustar a qualquer economista. Contudo, se você faz parte deste número, não se assuste, comece a empreender!

Aproveite este momento e, principalmente os materiais disponíveis, como o ICE2016, para colocar suas ideias em práticas. Busque compreender os seus clientes em potencial, como o seu produto ou serviço irá ser usado por eles e como eles serão afetados por aquilo que você tem oferecido.

Dessa forma, você conseguirá trazer inovação e valor para a vida das pessoas. E essas são as características mais essenciais para todo empreendedor e empresa no momento atual. E isso independe do local onde você está!

Segundo o ICE2016, a cidade mais empreendedora do Brasil é São Paulo, e logo atrás dela estão Florianópolis (SC), Campinas (SP), Joinville (SC) e Vitória (ES). Contudo, isso não representa o potencial de cada local, mas sim o que já está sendo feito neles. Um bom exemplo disso é o caso de Porto Alegre (RS).

A capital gaúcha remodelou completamente seu sistema burocrático para facilitar a abertura de novas empresas e hoje se destaca como polo empreendedor. Ou seja, o potencial existe, mas precisa ser explorado da maneira correta!

Por isso, busque aproveitar a potência do seu lugar, estude o local onde você se encontra e invista naquilo que você acredita. Dessa forma, seus resultados serão muito mais satisfatórios!

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...