Já parou para pensar em todos os significados que o conceito de gestão de pessoas traduz? De uma maneira geral, essa administração de recursos humanos tem o objetivo de potencializar o melhor dos colaboradores das organizações.

Para atingir esse objetivo, é preciso que haja a capacitação dos funcionários, mas que, acima de tudo, eles se sintam parte da empresa. É impossível pensar em uma liderança sadia que não trabalhe de forma ética a gestão de pessoas.

Os colaboradores não podem ser vistos como meras ferramentas, mas sim como agentes empoderados, que têm um papel fundamental no desenvolvimento de uma empresa. O processo de gestão de pessoas envolve pilares como motivação, comunicação, trabalho em equipe, conhecimento e competências, além de treinamento e desenvolvimento.

Os líderes precisam se aproximar de suas equipes e entender as principais demandas de cada funcionário. Este trabalho é importante para conhecer as potencialidades de cada um e entender pontos fortes, fracos e se realmente o colaborador é indicado para o cargo que ocupa. Outra função do gestor é criar um ambiente estimulante para que seus colaboradores se sintam motivados de uma maneira geral. 

Quer saber mais? Acesse nosso conteúdo sobre Gestão de Pessoas!

O grande dilema da automação: os empregos como conhecemos hoje irão desaparecer?

Segundo estudo americano, cerca de 1,4 milhão de empregos serão afetados pelas novas tecnologias em 2026 só nos Estados Unidos

O Fórum Econômico Mundial de 2018 discutiu novamente a questão da empregabilidade diante do surgimento e adoção massiva de novas tecnologias. Soluções que até pouco tempo estavam apenas nos filmes de ficção científica, como Inteligência Artificial, veículos autônomos e robôs inteligentes, estão se tornando uma realidade. E a velha pergunta continua a se apresentar: os empregos como conhecemos hoje irão desaparecer? Sim e não.

reforma_trabalhista_o_que_muda

O que muda com a Reforma Trabalhista?

Desde o último sábado, 11 de Novembro, as novas regras trabalhistas já estão em vigor em todo território brasileiro. Mas você sabe o que de fato muda com essa reforma?

Confira abaixo os pontos que podem gerar polêmicas e disputas entre trabalhadores e empregadores:

 

Prêmio e abonos não incorporados ao salário

cada-um-no-seu-quadrado

Cada Um No Seu Quadrado!

Ao longo dos meus textos, sempre afirmo que o bom relacionamento do líder com sua equipe, a transparência e a busca por mais horizontalidade nos processos são fundamentais para que o trabalho flua melhor e de maneira mais humana. Contudo, é preciso compreender que isso precisa estar equilibrado com a característica de autoridade que um líder possuí. Isso significa que se você é líder, não deve e não pode confundir essa posição com aquela de um amigo, por exemplo.

modelo-negocio-museu.jpg

Seu modelo de negócio é uma peça de museu?

Nos últimos anos, as transformações nas tecnologias informacionais e de comunicação vêm transformando todas as relações que temos com nossos empregos. A forma como interagimos com os funcionários, como medimos a eficácia dos processos e como mensuramos os resultados obtidos já podem ser feitas de maneira digital sem grandes esforços através de plataformas online e conectadas em rede.

lider-substituivel

Você sabe quando será substituído?

Você sabe quando será substituído?

Falando em termos de trabalho, eu imagino que não... Um dos motivos é que ninguém que está satisfeito e gosta do trabalho que executa pensa em ser substituído. Outro motivo é que muitos pensam que são insubstituíveis e, por isso, estão a “salvo”.

Infelizmente, para essas pessoas, trago uma notícia ruim: ninguém é insubstituível.

seja-lider-antes-30

Seja Líder Antes dos 30

Chegar aos 30 anos e ter a vida já encaminhada é para pouquíssimas pessoas. Na grande maioria dos casos, é nessa idade que tanto a carreira quanto a vida pessoal começam a deslanchar. Isso vale para pessoas famosas também, como o ator Harrison Ford e o empresário Amancio Ortega, fundador da Zara.

Contudo, isso não impede que jovens sonhem com ocupar cargos de liderança, uma vida estável e ter uma vida econômica garantida ao chegar na marca dos 30. Mas no fundo, será que isso é algo tão difícil de ser alcançado?

devo-contratar-um-freelancer

Devo Contratar Um Freelancer?

Certamente, você já ouviu falar em freelancers. Não? Esses profissionais liberais atuam de forma independente atendendo a projetos diferentes e não a uma empresa especifica – seja por opção própria ou por uma necessidade momentânea em decorrência de dificuldades para se estabelecer em uma vaga convencional.

Alguns chegam a dizer que essa é a versão moderna dos chamados “bicos”. E quem pensa assim não está muito equivocado. Porém, essa modalidade possui grandes vantagens, tanto para profissionais quanto para empresas em busca de talentos.

prevenir-melhor-remediar

Prevenir é Melhor Que Remediar

Se você possui funcionários reclamões, mostre esse texto a eles. Ou melhor, mostre esse texto para toda a sua equipe, já que falarei sobre os efeitos negativos de ficar remoendo erros ou equívocos ocorridos no local de trabalho.

Já é senso comum que ninguém gosta de ficar perto de pessoas negativas, que somente enxergam o lado ruim dos acontecimentos e muito menos daqueles que passam o dia todo reclamando. Porém, esse tipo de comportamento não é prejudicial somente aos que estão ao redor, mas também para aqueles que possuem esses vícios.

Páginas

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...