franquias-continuam-crescendo

Em Meio A Crise, Mercado de Franquias Continuam Crescendo

Categoria: 

De acordo com a pesquisa do desempenho de 2015 divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias registraram no ano passado um crescimento de 8,3%, atingindo R$ 139,593 bilhões. Isso demonstra que, apesar da crise, elas se mantiveram em expansão.

Entre os destaques revelados pelo balanço das franquias em 2015 está a maior capilaridade das redes, dentro e fora do País. De acordo com a pesquisa, o movimento da franchising para o interior do País se tornou mais intenso, chegando a cidades com menos de 50 mil habitantes.

O balanço de 2015 também revelou que o crescimento do setor se deu de maneira mais acentuada nas regiões Nordeste e Centro-Oeste em relação aos tradicionais centros de negócios do país. A presença de franquias nos municípios brasileiros atingiu 40% no ano passado, ante a 37% em 2014.

Segundo Cristina Franco, presidente da ABF, a Associação tem acompanhado trimestralmente o desempenho e os desafios das franquias com o intuito de oferecer instrumentos para que o setor atravesse esse período da melhor forma possível. “As redes conseguiram manter um bom ritmo durante os três primeiros trimestres do ano passado, porém o desempenho do último trimestre foi inferior às expectativas, o que refletiu no balanço anual”, afirma a presidente.

EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE EMPREGOS DIRETOS NO FRANCHISING

O estudo da ABF indica que a franchising brasileira atingiu a marca de 1,189 milhão de trabalhadores diretos em 2015. No ano, foram abertos mais de 90 mil postos de trabalho.

EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE UNIDADES DE FRANQUIAS

De acordo com o levantamento, o número de franquias em operação no Brasil chegou a 138.343 no ano passado, resultando numa expansão de 10,1% em relação a 2014. O movimento de abertura e fechamento de pontos de venda ao longo do ano resultou em um saldo de 12.702 novas unidades franqueadas.

EVOLUÇÃO DAS MARCAS

Os dados apurados pela ABF indicam que existem no País mais de 3 mil marcas em operação, registrando um aumento de 4,5% no número de redes em relação a 2014. Dessas, 95% são de origem nacional. Em 2015, 131 novas marcas de diferentes segmentos iniciaram operações de franchising.

O estudo também indica que 28 marcas iniciaram atividade fora do Brasil no ano passado, totalizando 134 redes brasileiras com operações no exterior. A intensificação da participação das redes brasileiras em missões comerciais, feiras e rodadas de negócios internacionais tem contribuído decisivamente para que cada vez mais marcas made in Brazil operem ao redor do mundo.

O mercado mais procurado continua a ser os Estados Unidos, com 37 marcas, seguido de Paraguai (25), Portugal (21), Argentina (16) e México (13). Os segmentos de Alimentação (18%), Esporte, Saúde, Beleza e Lazer (17%), Acessórios Pessoais e Calçados (15%), Educação e Treinamento (12%) e Negócios, Serviços e Outros Varejos (11%) são os mais internacionalizados.

PROJEÇÕES PARA 2016

Tendo como referência as pesquisas trimestrais de desempenho realizadas pela ABF e os indicadores econômicos, a Associação projeta para o setor um crescimento de 6% a 8% em faturamento; de 8% a 10% em número de unidades e de 4% a 6% em número de marcas.

Se você não pretende ficar de fora desse segmento que tem crescido mesmo em época de recessão, conheça a Direito de Ouvir!

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...