De acordo com o SEBRAE, franquia é um sistema que consiste em um acordo entre duas partes em que uma é o franqueador e a outra o franqueado. O franqueador (que é o dono da marca) cede ao franqueado alguns direitos para que este possa usufruir dos benefícios de um modelo de negócio de sucesso. Entre os principais direitos cedidos, estão: o de uso da marca, o de comercialização, o de um sistema de operação e também o de gestão.

Para o franqueado, a principal vantagem deste modelo é expandir seu negócio com um investimento muito menor do que se estivesse expandindo através de unidades próprias, além de conseguir outras fontes de receita como taxa de franquias e royalties. Já o franqueado conta com o know-how, a diminuição do risco e do tempo de retorno do investimento obtidos pela rede. 

A ABF (Associação Brasileira de Franchising) atribui o sucesso das franquias a existência de uma lei de franquias que procura dar segurança ao sistema, garantindo a transparência nas negociações. Um dos instrumentos da lei é a COF - Circular de Oferta de Franquia, neste documento, muitas informações específicas sobre o funcionamento da franquia já devem ser informadas ao interessado, antes mesmo de ele assinar qualquer contrato ou pagar qualquer sinal.

Se um empresário quiser transformar seu negócio em franquia, qual o primeiro passo? É preciso analisar se o negócio é realmente lucrativo e possui características únicas que justifiquem alguém se interessar em pagar para poder comprar uma franquia. O segundo passo é traçar um modelo de negócio e fazero plano de negócios da empresa franqueadora e os de uma unidade franqueada. Uma dica: caso não tenha experiência, contrate um especialista para ajudá-lo nesse processo. 

Mas se você quer ser o franqueador de um negócio de franchising, a primeira recomendação das entidades que são especialistas no setor é analisar se o empreendimento se encaixa no seu perfil, solicitar a COF e o Plano de Negócios. 

abro-ou-nao-uma-franquia

Abro ou Não Uma Franquia?

Sem dúvidas o mercado de franquias é um dos mais promissores no Brasil já há um bom tempo. Os últimos resultados das pesquisas mostram que as franquias têm crescido mesmo em crise e que a tendência é que isso só melhore.

Contudo, não podemos ignorar o fato que quando algo está indo de vento em poupa, sempre surge um ou outro querendo tirar vantagem sem oferecer nada sólido. Com as franquias, funciona do mesmo jeito.

direito_de_ouvir_crescimento_nas_vendas_e_franquias

Direito de Ouvir: Crescimento nas Vendas e Franquias

Com o propósito de levar qualidade de vida às pessoas que sofrem com a perda de audição, em 2007 nasce a Direito de Ouvir, rede de clínicas especializada em aparelhos auditivos. De lá para cá, mais de 15 mil pessoas foram reabilitadas, recuperando a capacidade de se comunicar de forma plena e, consequentemente, reestabelecendo sua autoestima. A performance de 2015, ano em que a empresa cresceu 35%, traduz o sucesso dessa empreitada. E a expectativa para este ano continua positiva, sendo que a projeção de crescimento é de 40%.

como-funciona-uma-franquia

Você Sabe Como Funciona Uma Franquia?

Quem pensa em empreender certamente já ouviu falar sobre o sucesso do segmento de franquias no Brasil. Só no ano passado, de acordo com a pesquisa do desempenho de 2015 divulgada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), as franquias registraram um crescimento de 8,3%, atingindo R$ 139,593 bilhões. Mas você realmente sabe como elas funcionam? Fizemos um guia rápido para solucionar as principais dúvidas sobre franchising.

Confira abaixo:

franquias_crescem_76_no_1o_tri

Franquias Crescem 7,6% no 1º Tri

As franquias cresceram 7,6% no 1º trimestre deste ano comparado ao mesmo período de 2015, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Com isso, o faturamento saiu de R$ 31,331 bilhões para R$ 33,709 bilhões. Fatores como o aumento de custos, a retração do mercado consumidor e a escassez de crédito impactaram o setor, que rapidamente reagiu para preservar seu faturamento e manter seu crescimento.

como_melhorar_a_comunicacao_entre_franqueador_e_franqueado

Como Melhorar a Comunicação Entre Fraqueado e Franqueador

No modelo de franquia, a boa comunicação entre franqueador e franqueado já é meio caminho andado para o sucesso.  Se houver algum problema no fluxo de informações, os processos internos, as vendas e a lucratividade podem ser prejudicados.

Além disso, manter bons canais de comunicação entre seus franqueados pode ajudar na hora de estabelecer os procedimentos padrões entre as empresas e gerar melhorias significativas nos processos de atendimento, acompanhamento e pós-venda.

cinco-dicas-de-sucesso-para-fonoaudiologos

5 Dicas de Sucesso Para Fonoaudiólogos

Você provavelmente já deve ter ouvido que a Fonoaudiologia é uma das profissões mais promissoras para o futuro próximo. Com o aumento da expectativa de vida da população, os fonoaudiólogos têm ganhado destaque na área da saúde e bem-estar, já que esses profissionais são responsáveis por um dos sentidos mais importantes para qualquer pessoa: a audição. Mas como se destacar em uma área que também tende a se tornar ainda mais competitiva? Para ajudar os profissionais, separamos cinco dicas de sucesso. Confira logo abaixo!

negocios-originais-crescem-mesmo-crise

Negócios Originais Crescem Mesmo na Crise

Mesmo com a crise, muitas pessoas têm buscado abrir novos negócios, sem se deixar contaminar pelo clima de pessimismo. É a veia empreendedora falando mais alto. Para estes empreendedores, a boa notícia é que existem negócios à prova de crise, que crescem mesmo nos tempos de dificuldades socioeconômicas.  

Um exemplo deste tipo de negócio imune à crise ou que se potencializa em ambientes de crise é o mercado de aparelhos auditivos.

Páginas

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...