exemplos_do_empreendedorismo

Exemplos do Empreendedorismo!

Categoria: 

No dia 3 de Dezembro é celebrado o Dia Internacional do Portador de Deficiência. Uma data que visa conscientizar a população em geral sobre a importância de assegurar a qualidade de vida para as pessoas com deficiência e mais: mostrar que elas são extremamente capazes!

Isso fica claro quando observamos a participação dessas pessoas em qualquer área que elas façam parte. Mas, sem dúvidas, a atuação delas no setor do empreendedorismo é de impressionar a qualquer um. E os números comprovam esse fato.

O Panorama das MPEs Paulistas, estudo elaborado pelo Sebrae-SP, aponta que só no estado de São Paulo 27% de empreendedores têm alguma deficiência – uma proporção que é superior ao porcentual da população economicamente ativa: 21% dos paulistas são empreendedores.

Para esses empreendedores, a motivação está relacionada à possibilidade de ter seu trabalho reconhecido e, certamente, a participação deles na economia do país faz toda a diferença.

Confira abaixo algumas histórias inspiradoras de empreendedores com deficiência que transformaram o sonho de ter o próprio negócio em realidade:

Turismo Adaptado

Um tiro em um sequestro relâmpago deixou o paulistano Ricardo Shimosakai paraplégico aos 33 anos.  Durante o processo de adaptação à vida de cadeirante, Ricardo começou a jogar tênis de mesa e se deu conta dos desafios que as pessoas com necessidades especiais enfrentam para viajar. Com isso, o paulistano percebeu que havia ali uma grande oportunidade de negócio e decidiu criar uma operadora de viagens de acordo com as necessidades desses clientes.

Inclusão no mercado de trabalho

A educadora física Carolina Ignarra sofreu um acidente de moto e ficou paraplégica.  Em 2008, fundou uma empresa para auxiliar a incluir pessoas com deficiência na sociedade. Da empresa fazem parte a atriz e consultora Talita Contri – primeira atriz cadeirante a fazer uma novela – e a escritora Lak Lobato, do blog “Desculpe, não ouvi“, que voltou a ouvir com a ajuda de um implante coclear.

Quer conhecer mais histórias inspiradoras? O livro “Empreendedorismo Sem Fronteiras – Um Excelente Caminho para Pessoas com Deficiência” dos autores Fernando Dolabela e Cid Torquato, reúne vários exemplos de empreendedores com deficiência que superaram as dificuldades para realizar seu sonho de negócio. Saiba mais!

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...