o_que_e_empreendedorismo_social.jpg

O Que É Empreendedorismo Social?

Categoria: 

Uma projeção elaborada pela Força Tarefa Brasileira de Finanças Sociais, em parceria com a Deloitte, apontou que investimentos em empreendedorismo social devem quadruplicar nos próximos cinco anos, saltando de R$ 13 bilhões em 2014 para R$ 50 bilhões anuais a partir de 2020. Mas você já ouviu falar em negócios sociais?

Pode até ser que não, mas provavelmente já ouviu falar no bengalês Muhammad Yunus.  Prêmio Nobel da Paz, ele ficou conhecido mundialmente pela iniciativa pioneira de fornecer microcrédito para pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social. Batizado de “banqueiro dos pobres”, Yunus é um dos principais expoentes do empreendedorismo social, um conceito de negócio que une lucro e transformação social.

O empreendedorismo social nasceu nos anos 1980, com o americano Bill Drayton, criador da Ashoka, uma rede que reúne empreendedores sociais em mais de 70 países e oferece apoio e mentoria da organização para que suas ideias saiam do papel.

Dos Estados Unidos, a proposta se espalhou para o mundo de diferentes formas, mas com o mesmo objetivo: usar técnicas de gestão, inovação, criatividade e sustentabilidade para transformar pessoas, comunidades e realidades.

Para facilitar o entendimento dos negócios sociais, confira 7 características deles, segundo Yunus:

  • Reduzir a pobreza ou outros problemas que atrapalham o desenvolvimento das pessoas é seu principal objetivo
  • Tem um viés economicamente sustentável
  • O lucro não é o foco principal: tanto que investidores podem receber de volta somente o valor investido
  • O lucro da empresa fica no negócio – para ampliação e melhorias
  • É preciso ser ambientalmente consciente
  • Para os colaboradores, a vantagem está em ajudar e receber melhores condições de trabalho

Quer exemplos no Brasil?

Artemisia – ONG fundada em 2004 que, assim como a Ashoka, tem o objetivo de contribuir para o fomento de negócios sociais que tenham grande impacto positivo na vida de pessoas com baixa renda.

Graacc – Criada em 1991, a entidade sem fins lucrativos contribui para o tratamento e combate ao câncer infantil no Brasil, realizando mais de 3000 atendimentos anualmente.

Quer saber mais sobre empreendedorismo social?

Dê uma olhada neste caderno especial! Ou leia mais aqui ou aqui.

Quer ser um empreendedor de sucesso? Confira dicas!

Está procurando um bom negócio? Conheça a Direito de Ouvir!

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...