empreendedorismo_para_criancas

Empreendedorismo Para Crianças

Categoria: 

Na próxima segunda-feira, 12 de Outubro, é comemorado o Dia das Crianças. Muitos podem pensar que essa data é apenas uma oportunidade ganhos para empresas. Contudo, ela pode significar muito mais, principalmente para a formação de novos empreendedores.

Afinal de contas, empreendedorismo e crianças são duas palavras que, para muitos pais, nunca andam juntas. Mas, na infância, o ato de empreender vai muito além de gerenciar a própria empresa.

Uma educação empreendedora pode mudar a maneira como as crianças pensam e veem o mundo. Estimula a responsabilidade, a aprendizagem e, de certa forma, contribui para que elas se tornem pessoas com grande capacidade de criação e negociação, questionadoras e inventivas.

Neste Dia das Crianças, conheça dicas para estimular o lado empreendedor dos seus filhos:

Esforço x recompensa – Mostre para a criança que, mesmo que demore, todo esforço pode ser recompensado. Uma ideia é associar a mesada a algumas tarefas ou às notas escolares, incrementando a mesada a medida que ela melhores as notas ou ajude em casa.

A importância da persistência – Deixe claro para a criança que nem sempre as coisas saem como planejamos, mas que, nem por isso, devemos desistir dos nossos objetivos. Para ter sucesso é preciso ter persistência e não se abater diante das dificuldades. Se o plano A não funcionou, que tal tentar um plano B?

Estimule a criatividade – Alimente a criatividade do seu filho. Se ele criar projetos inviáveis, proponha que ele crie novas formas de lidar com os obstáculos e tornar seus sonhos em realidade.

Dê o exemplo – Incentive atividades pequenas e resolução de problemas no dia a dia de vocês. Que tal começar com ações simples, como reciclagem? Não sabe bem por onde começar? A Oficina de Negocinhos oferece cursos para que as crianças aprendam valores de sucesso. O SEBRAE também tem algumas atividades voltadas para o empreendedorismo infantil.

Mas fica um alerta: estimular atitudes empreendedoras é positivo, mas fazer cobranças como se os pequenos fossem adultos pode ser um tiro no pé.

Quer ser um empreendedor de sucesso? Saiba se você tem o perfil certo!

Seja um empreendedor parceiro da Direito de Ouvir!

 

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...