licoes_de_empreendedorismo_no_cinema

Lições de Empreendedorismo no Cinema

Categoria: 

O dia a dia no mundo do empreendedorismo é repleto de desafios. Lidar com os altos de baixos do mercado é uma tarefa que exige perseverança, autocontrole e jogo de cintura. Nem sempre é fácil manter a motivação em dia.

Nesses casos em que o incentivo profissional fica em baixa, o cinema pode funcionar como uma fonte de inspiração para recomeçar. Confira dez filmes que podem trazer dicas imperdíveis para turbinar seu perfil empreendedor:

 

Rocky – Um lutador (1979): o filme de Sylvester Stallone, que eternizou a escadaria do Museu de Arte da Filadélfia, se tornou uma ode à obstinação e sinônimo de persistência e obstinação, receitas fundamentais para o crescimento de qualquer homem de negócios.

Gladiador (2000): estrelado por Russell Crowe, o filme conta a história de um homem que se torna um campeão de lutas de gladiadores para vingar sua família. Ao longo da história, ele retrata a importância de criar estratégias, promover alianças e a força do trabalho em equipe.

Kung Fu Panda (2008): o filme, que narra a trajetória do panda Po de vendedor de macarrão à Dragão Guerreiro, mostra o quanto é importante perseverar na busca de um sonho.

Jobs (2013): apesar de ser fracasso de bilheteria e crítica, o filme que conta a história de Steve Jobs (Ashton Kutcher), é um exemplo para empreendedores de todas as áreas. Mais do que mostrar a genialidade do idealizador da Apple, ele traz dicas práticas importantes para qualquer homem de negócios.

O homem que mudou o jogo (2011): a história do treinador Billy Beane (Brad Pitt), que fez o Oakland Athletics se destacar na liga nacional de beisebol, aponta como é importante conhecer a fundo seu negócio. Para fazer a diferença com o time, Beane analisou as estatísticas da equipe.

A rede social (2010): o filme que conta a história de Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), fundador do Facebook, mostra como é importante ter percepção de oportunidades de mercado. Além disso, é interessante acompanhar o desenvolvimento de rede social mais famosa do mundo.

O Rei Leão (1994): a trajetória do pequeno Simba, que, envenenado pelo tio Scar, resolve fugir do representa o quanto é importante saber encarar os problemas de frente e não tentar driblar o próprio destino.

A procura da felicidade (2006): baseado na história real de Chris Gardner, que precisou morar na rua com o filho e hoje se tornou um milionário, é uma verdadeira aula para qualquer empreendedor. Depois de investir seu dinheiro em um negócio que se mostrou uma furada, ele é abandonado pela mulher e precisa se virar sozinho com o filho. Apesar de todas as dificuldades, ele não desiste e sempre dá o melhor de si.

Nós Somos os Campeões (1992): o filme que mostra a trajetória de um desacreditado time de hóquei ao sucesso é a prova de como um líder deve saber valorizar e motivar sua equipe.

O Poderoso Chefão (1972): Clássico do cinema, a história da família de Vito Corleone (Marlon Brando) mostra a intrincada arte das negociações. Para um empreendedor é fundamental conhecer e dominar essas complicações “diplomáticas” da profissão.

 

5 Filmes Que Você Precisa Assistir

Nove Livros Inspiradores Para Empreendedores

A Chave Para O Sucesso

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...