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Em Tempos de Crise, Crie!

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Falei recentemente com um empresário sobre a tal crise! É verdade, a economia passa por uma série de ajustes, a política está pegando fogo, o desânimo tende a se instalar no ambiente empresarial.

Na minha opinião, isso é somente um choque de realidade, um belo momento para assumirmos nossas responsabilidades. Há sempre um culpado para o fracasso. Mas não podemos permitir que armadilhas mentais nos ceguem. Não somos vítimas!

O controle de grande parte das coisas que acontecem nas nossas vidas não está nas nossas mãos, mas é possível controlar boa parte delas com nossas escolhas. Achar culpados não vai te trazer o sucesso. Vai trazer, no máximo, conforto e, se você quer conforto, não espere o sucesso. Então, faça suas próprias escolhas!

Frederico Abrahão falou sobre empreendedorismo e oportunidades na Virada Empreendedora.

FAÇA AS ESCOLHAS CERTAS

Não existe uma fórmula pronta para que um empreendimento dê certo justamente porque ele está sujeito a muitos fatores variáveis. Mas é fato que um bom planejamento pode ajudar quem comanda um negócio a superar as adversidades de maneira mais eficientes.

Conhecer a fundo seu mercado é a primeira dica. Pesquisar se o empreendimento é viável, entender o foco da atividade e consultar profissionais do setor. Ter o domínio do seu mercado é essencial para saber usar o marketing corretamente e entender as necessidades do seu público.

CONHEÇA A FUNDO SEU NEGÓCIO

– O primeiro passo é entender sobre o negócio. Pesquisar se o empreendimento é viável, entender o foco da atividade e consultar profissionais do setor. Ter o domínio do seu mercado é essencial para saber usar o marketing corretamente e entender as necessidades do seu público.

ELABORE UM PLANO ESTRATÉGICO

– Conhecer profundamente seu negócio também é imprescindível para elaborar um planejamento estratégico eficiente. O planejamento funciona como um mapa dos principais itens que constituem uma empresa. Com base nele, fica mais fácil pensar o perfil da empresa em aspectos como segmentação de mercado, canais, relacionamento com clientes, fontes de receitas, recursos e atividades principais, parcerias-chave e estrutura de custos.

FAÇA UM CONTROLE RIGOROSO DAS FINANÇAS

– O controle do capital pode ajudar o empreendedor a ter um diagnóstico mais real do movimento de vendas. Planilhas de controle de caixa podem ajudar nesta tarefa.

OFEREÇA UM ATENDIMENTO DE ALTA QUALIDADE

– Independentemente do tipo de serviço ou produto que o empreendimento, um atendimento de qualidade é a chave para a boa imagem do negócio. Se um cliente gostar do atendimento, as chances de ele retornar e de falar bem da sua empresa – o famoso “boca a boca” – são enormes.

USE AS RECLAMAÇÕES AO SEU FAVOR

– O feedback dos clientes pode ajudar a aperfeiçoar os serviços oferecidos pela imprensa. O empreendedor não deve levar as críticas para o pessoal, mas aproveitá-las como uma oportunidade de melhoria.

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Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

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