devo-abrir-meu-proprio-negocio

Devo Abrir Meu Próprio Negócio?

Categoria: 

Uma pesquisa da “Global Entrepreneurship Monitor” apontou que 34% dos brasileiros com idades entre 18 e 64 anos possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio. A tendência é de que este número cresça ainda mais já que muitos empreendedores sonham em tirar sua empresa do papel. Mas como saber se você está preparado para abrir seu próprio negócio?

Confira algumas dicas que podem solucionar essa dúvida tão comum entre os que sonham em ter seu próprio negócio:

Conheça seu próprio perfil – Antes de se arriscar, é preciso pensar nos papéis que vai exercer. Normalmente, em um negócio cabem três perfis diferentes:  o empreendedor que decide e define o direcionamento do negócio, o gestor que administra a empresa e operador, que executa o trabalho. É preciso analisar quais dessas competências você tem e ter consciência de suas limitações. Dessa forma será possível buscar a ajuda de quem possa complementar o perfil que te falta.

Pesquise, pesquise, pesquise – O que você realmente sabe sobre o mercado em que pensa investir? Estudou a fundo suas tendências? Sabe as vantagens e desvantagens deste mercado? O conhecimento é a base para um negócio dar certo, principalmente no caso dos marinheiros de primeira viagem. Como um empreendedor pode calcular os riscos e fazer um plano de negócio sem saber onde está pisando? Por isso, antes de abrir um negócio é fundamental que ele saiba tudo sobre o mercado onde quer investir.

Invista no que gosta – Trabalhar com o que gosta é fundamental para conquistar o sucesso. Escolher um negócio com o qual não tem afinidade, mesmo que seja rentável, pode dificultar todo o processo. Sempre citamos o exemplo da padaria. De que adianta você abrir uma padaria em um bairro promissor se detesta acordar cedo? Trabalhar tem que ser um prazer! Só faz bem quem faz o que gosta. É por isso que você precisa encontrar um negócio relacionado às suas competências e motivações.

 

Leia também:

Motivos Para Abrir Seu Próprio Negócio

Nunca É Tarde Para Empreender!

Não Desista de Empreender!

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...