cresce_numero_de_negros_a_frente_de_negocios.jpg

Cresce Número de Negros À Frente de Negócios

Categoria: 

Uma pesquisa do SEBRAE apontou que metade dos microempreendedores brasileiros são afrodescendentes. Entre 2002 e 2012, o número de negros à frente de empresas no Brasil cresceu 27%.

Baseado nos dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), o levantamento mostrou que 50% dos donos de negócio são afrodescendentes, 49% são brancos e 1% pertencem a outros grupos populacionais.

Para o presidente do SEBRAE, Luiz Barretto, o avanço da participação de negros à frente de empresas indica também que as políticas sociais voltadas para essa parcela da população e a criação da figura jurídica do Microempreendedor Individual (MEI) estão contribuindo para a melhoria dos indicadores desse grupo que representa hoje mais da metade da população brasileira, de acordo com o Censo do IBGE.

Mas, mais que isso, os dados apontam características interessantes do empreendedorismo: ele é democrático e está cada vez mais meritocrático. Não são poucas as histórias que conhecemos de pessoas que começaram do zero e, com esforço, dedicação e boas ideias, abriram o próprio negócio e conseguiram alcançar o próprio sucesso.

Dinheiro e prestígio social certamente acabam por contribuir para que um negócio dê certo, mas não somente essas características não são suficientes para que isso ocorra. Um empreendedor precisa ter características básicas, como ser criativo, saber tomar decisões, observar e ter a capacidade de argumentar. E essas peculiaridades não estão necessariamente ligadas à classe social, muitas delas podem, inclusive, ser habilidades inatas.

Mas é importante salientar que, justamente por ser meritocrático, o empreendedorismo exige alta dedicação e capacitação constantes.

Estar sempre atento ao que acontece no mercado em que vai atuar, correr riscos calculados, criar planos de ações e priorizá-las dentro do negócio e trabalhar duro para conquistar o cliente são atitudes que um empresário de sucesso nunca pode abandonar.

Confira outras dicas para ser um empreendedor de sucesso aqui.

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...