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Conquiste a Verdadeira Fidelidade

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Conquistar a confiança de um consumidor para que ele se torne seu cliente exige muito trabalho. E conseguir fidelizar esse cliente exige muito mais do que isso!

Se você é alguém que está atento as mudanças nos padrões de comportamento das pessoas, certamente já notou uma diferença no posicionamento delas em relação aos diversos planos de fidelização vigentes no mercado atualmente. E se sua observação aponta uma queda na satisfação e participação dos consumidores, você acertou em cheio.

Recentemente, uma pesquisa realizada pela Accenture Strategy com 25.426 consumidores em todo o mundo, incluindo 1.322 no Brasil, mostrou que tanto os brasileiros quanto os consumidores de fora do país acumulam (e não usam) milhões de pontos de fidelidade, fato que tem levado 80% deles a não mais comprar dos lugares que sempre compram – o que tem afetado o lucro das empresas ano a ano.

A pesquisa intitulada “Vendo Além Da Ilusão De Fidelidade: É Hora De Investir De Forma Mais Inteligente” constatou que 83% dos consumidores no Brasil trocaram de fornecedor no ano passado, e que outros 36% confirmaram que as suas expectativas sobre fidelidade de marca mudaram completamente nos últimos anos.

Mas, a pesquisa não fica só nos pontos negativos. Ela também oferece alguns caminhos a serem explorados pelas empresas para que elas possam retomar a confiança e a fidelidade de seus clientes em um mundo cambiante.

Veja abaixo as principais soluções oferecidas:

Provas de carinho – 71% dos consumidores brasileiros se sentem fieis a marcas que os oferecem pequenas provas de carinho: descontos personalizados, vale-compras e ofertas especiais para recompensar a sua fidelidade.

Conheça-me – 64% são fieis às marcas que permitem personalizar produtos, enquanto 75% são fieis a marcas que interagem por meio de seus canais de comunicação preferidos. Além disso, 84% dos consumidores se sentem fieis a marcas que estão presentes quando eles precisam, mas que respeitam seu tempo e os deixam em paz e 86% preferem as que protegem a privacidade de suas informações pessoais.

Caçador de emoções – 65% são fieis a marcas que os envolvem no processo de criação de produtos ou serviços, enquanto 60% preferem manter relacionamento com empresas que ofertam novas experiências ou serviços. Além disso, 54% preferem pelas que ofertam experiências multissensoriais com novas tecnologias, como a realidade virtual ou realidade aumentada.

Indicação – 29% são fieis a marcas parceiras de celebridades e outros 33% preferem as que se associam a influenciadores sociais, como blogueiros e vloggers. Outros 65% optam pelas indicadas por familiares e amigos, enquanto outros 63% apostam nas que apoiam instituições de caridade ou campanhas públicas.

Prenda-me – as que oferecem a possibilidade de troca de pontos de fidelidade ou recompensas com outros fornecedores são as que atraem 69% dos consumidores brasileiros.

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Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

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