conheca-seu-ritmo

Você Conhece Seu Próprio Ritmo?

Categoria: 

Você acredita que é possível aumentar a produtividade de qualquer pessoa aplicando regras universais de comportamento? Exemplo, alguém que começa o dia lendo e respondendo e-mails será mais produtivo, e isso vale para qualquer pessoa.

Se você acredita em afirmações como essa, sinto em dizer, mas você precisa se atualizar. É verdade que até alguns anos atrás, esse tipo de pensamento era corriqueiro em qualquer empresa. “Gurus da produtividade” e “especialistas em comportamento” ganhavam a vida dizendo que o desempenho de qualquer um poderia ser otimizado através de algumas fórmulas mágicas e universais.

Contudo, atualmente vemos estudos científicos sérios têm desmentido todas essas crenças. Ou seja, a ciência vem provando que recomendações generalizadas não funcionam. Por que? Pelo simples fato de que cada pessoa possuí um modo de se organizar diferente. Logicamente, algumas possuem modos parecidos, porém a diversidade impossibilita que uma regra de desempenho se aplique para todos os seus funcionários, por exemplo.

Mas, então, o que fazer? Primeiramente, é preciso evitar generalizações. Depois, é preciso entender que para cada estilo de comportamento existe um método de trabalho diferente que seja ideal.

Justamente por isso, não podemos afirmar que alguém que começa o dia lendo e-mails será mais produtivo. Isso, na verdade, pode até ser mais prejudicial para algumas pessoas. O mesmo vale para a ideia de que acordar cedo é o segredo para se ter um dia com produtividade elevada.

Certamente para um grande número de pessoas, acordar cedo funciona muito bem. Quem funciona biologicamente nesse ritmo, não se sente cansado, pesado ou “lerdo” ao despertar junto com o sol nascente. Essas pessoas se sentem bem-dispostas, animadas e cheias de fôlego para realizar suas atividades nesse horário.

Agora, existem pessoas que são notívagas, que possuem um relógio biológico diferente dessas pessoas diurnas. Ou seja, notívagos funcionam melhor quando trabalham de tarde ou de noite, e preferem usar a manhã para dormir e descansar. Pesquisas já demonstram que esse grupo de pessoas é maior do que imaginamos.

Por esses motivos, é importante prestar atenção aos seus hábitos e em como o seu organismo tem reagido a eles. Dessa forma, busque adaptar sua rotina ao seu relógio biológico e compreenda que cada pessoa possui um ritmo próprio que deve ser respeitado. Isso contribuirá (e muito) para ter um cotidiano mais produtivo e menos cansativo.

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...