como_melhorar_a_comunicacao_entre_franqueador_e_franqueado

Como Melhorar a Comunicação Entre Fraqueado e Franqueador

Categoria: 

No modelo de franquia, a boa comunicação entre franqueador e franqueado já é meio caminho andado para o sucesso.  Se houver algum problema no fluxo de informações, os processos internos, as vendas e a lucratividade podem ser prejudicados.

Além disso, manter bons canais de comunicação entre seus franqueados pode ajudar na hora de estabelecer os procedimentos padrões entre as empresas e gerar melhorias significativas nos processos de atendimento, acompanhamento e pós-venda.

Contudo, muitos profissionais ainda não compreendem ou se atentam para esse ponto, o que prejudica toda a cadeia de pessoas envolvidas no empreendimento. Falta de comunicação leva a mal-entendidos, que acabam gerando conflitos internos e influenciando diretamente o rendimento da marca.

Confira algumas dicas de como aprimorar essa relação e evitar complicações desnecessárias:

Estabeleça um canal para a comunicação – Se você envia um newsletter mensal, mas os franqueados ignoram e não leem, mude. Você precisa encontrar um canal que funcione para eles. Pode ser uma intranet, um fórum de discussão ou até mesmo um blog ou grupo no Facebook. Qualquer meio de comunicação que eles possam acessar com frequência e interagir com a empresa franqueadora e demais franqueados.

Resuma as informações – Não adianta enviar manuais gigantescos e comunicados de dezenas de páginas. Na correria do dia a dia, é impossível que o administrador de um negócio encontre, muitas vezes, tempo e ânimo suficiente para ler muita coisa. O ideal é resumir as principais informações para que elas cheguem de uma maneira mais dinâmica para os franqueados.

Treinamento para todas as situações – Os franqueados precisam estar preparados para solucionar quaisquer situações de acordo com as orientações da empresa franqueadora. Para isso, é preciso investir em treinamento. Por exemplo, como lidar com um problema que ganhou as páginas de um jornal? O franqueado precisa saber se pode falar com a imprensa ou se deverá encaminhá-los para um porta-voz.

Suporte contínuo – A franqueadora precisa estar sempre aberta para solucionar dúvidas e ajudar o franqueado nessa tortuosa caminhada do sucesso. Se essa via de comunicação não funcionar as chances de algo dar errado são enormes.

Você sabe como escolher a franquia ideal?

Cinco razões para apostar no mercado de franquias

Quer ser um franqueado da Direito de Ouvir? Acesse!

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...