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Como Lidar Com A Nova Geração

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Atualmente, o padrão de comportamento dos funcionários mais jovens de qualquer empresa se destoa claramente daqueles mais velhos. Isso é consequência da entrada da chamada geração Y no mercado de trabalho. No entanto, as diferenças se tornam ainda mais gritantes (e potencialmente problemáticas) no relacionamento dessa geração com seus líderes e chefes. Por isso, chefiar uma equipe de pessoas jovens pode se tornar um grande desafio, caso o líder se deixe levar por todos os estigmas que cercam esses novos profissionais.

Assim como toda geração, as pessoas que forma a geração Y, composta por quem nasceu entre 1981 e 1994, possuem características comportamentais muito similares entre si. Contudo, isso não significa que existe uma receita pronta sobre como liderá-los. Mas para sorte daqueles que estão à frente das empresas, existem algumas dicas que podem auxiliá-los nessa jornada de novos desafios. Confira algumas logo abaixo:

1.     

Lado A Lado

Um dos pontos que têm gerado atrito entre líderes e liderados é a questão hierárquica. Encabeçadas pela geração Y, os novos profissionais não têm se encaixado mais nesse modo de trabalho, preferindo uma relação mais horizontalizada e de troca de experiências e conhecimentos.

Nesse sentido, é preciso que o líder atualize seu próprio comportamento, a fim de garantir maior eficácia dos liderados e maior entrosamento da equipe. O presente está sendo alterado gradativamente e cada vez se distancia mais dos modos de trabalho engessados e hierárquicos.

2.     

Se Preocupe Com O Que Realmente Importa

Você é o tipo de chefe que gosta de acompanhar passo a passo tudo que os funcionários estão fazendo? Caso a resposta seja sim, certamente você terá problemas com aqueles mais jovens. Isso porque boa parte da nova geração odeia o microgerenciamento e a interferência desnecessária no modo como as tarefas são realizadas.

Por isso, especialistas afirmam que o ideal é que o líder se preocupe mais com a eficiência dos resultados que estão sendo entregues e não com a forma como estão sendo feitos. Veja bem, isso não significa abandonar o jovem a própria sorte. Fazer um acompanhamento periódico com apresentação de feedbacks é uma ótima forma de manter os jovens dessa geração motivados!

3.     

Mostre o Impacto Das Ações Para O Negócio

Você tem o costume de mostrar aos seus funcionários o tamanho do impacto do trabalho deles para a empresa? Se ainda não faz isso, essa é a hora para começar! A geração Y é mais engajada e preocupada com o propósito das suas ações dentro da sociedade em que vive. Por isso, busque mostra aos seus liderados que a função deles possui sentido e efeito, tanto para a empresa quanto para a comunidade em geral.

4.     

Seja Flexível

Nos dias de hoje, muitas pessoas continuam fazendo cursos e especialização depois de entrar no mercado de trabalho. Isso é algo que deve ser valorizado, já que um profissional mais capacitado certamente contribuirá com soluções mais eficazes para sua empresa.

Contudo, isso faz com que muitos tenham a necessidade e preferência por trabalhar em horários flexíveis. Com isso, vemos o crescimento do home office e novos modelos de trabalho mais adaptáveis a nova rotina dos funcionários. Por isso, busque repensar a estrutura de funcionamento da sua empresa e ouça os funcionários antes de tomar qualquer decisão que afete o horário de trabalho. Isso evitará conflitos e manterá a todos motivados e satisfeitos.

5.     

Saiba Recompensar e Desafiar Seus Funcionários

Saiba recompensar seus funcionários. Obviamente, esse ponto está ligado a questão salarial, mas não somente!

De modo geral, a geração Y tende a ser desafiadora e ativa. As pessoas que a compõem estão sempre buscando maneiras de superar a si mesmos e crescer tanto pessoal quanto profissionalmente.

Portanto, é preciso que o líder ofereça desafios constantes aos liderados. Isso manterá o trabalho interessante e o funcionário motivado, já que ele perceberá que está crescendo e desenvolvendo suas habilidades, algo que prioritário para a geração Y!

 

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Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

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