como_lidar_com_a_crise

Como Lidar Com A Crise

Categoria: 

Dos noticiários da TV até o bate papo do boteco da esquina, o assunto é um só, a situação complicada pela qual passa o nosso país. Não há como negar que o país esteja passando por um momento complicado, e muitos têm chamado esse momento de crise. Com a retração no crescimento e a inflação e o dólar em alta. O cenário não é dos melhores e, por isso, muitos empresários têm quebrado a cabeça para vencer a tal crise. Mas como saber se você está lidando com ela da melhor forma?

Em primeiro lugar é preciso dizer que, infelizmente, não há uma receita de bolo para superar a crise, mas algumas dicas podem ajudá-lo a nadar contra a maré e crescer mesmo em tempos de vacas magras. Confira:

Avalie seu negócio – Momentos de crise são uma excelente oportunidade para repensar seu negócio. Analise os pontos fortes e os pontos fracos para ter uma visão do que pode ser melhorado e no que pode se investir. A partir desta análise, você conseguirá determinar, por exemplo, áreas em que custos podem ser enxugados e outros setores que merecem receber essa realocação de verba.

Invista certo – Muitos empreendedores desanimam, querem mudar de ramo de atividade. Eles esquecem que expertise adquirida daquele determinado mercado é a melhor arma para criar estratégias novas e vencer. Não pense que é preciso abolir todos os investimentos para sobreviver à crise. Realocar recursos pode ser uma ótima saída nestes casos.

Motive sua equipe – Em um cenário de recessão, todos são afetados pela crise: empreendedores, funcionários e seus colaboradores. Então é normal que muitos deles fiquem desmotivados. Busque artifícios para motivar sua equipe e reforce a comunicação nesse período.

Foco no futuro – Procure enxergar o fim do problema. Tenha em mente que as crises não duram para sempre e que você e sua empresa precisam estar preparados para o momento em que ela chegar ao fim. Como planejam chegar até lá? Quais são as perspectivas para o futuro? Todas estas respostas podem estar presentes em um bom planejamento estratégico.

Equipe motivada em tempos de crise!

O que o fracasso pode ensinar para você!

Seja um franqueado da Direito de Ouvir! Descubra como!

 

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...