comece-seu-empreendimento-agora

Comece O Seu Empreendimento Agora

Categoria: 

Tirar um negócio do papel pode ser menos complicado do que parece. Confira dicas que podem ajudar empreendedores a colocarem em prática os empreendimentos dos seus sonhos:

Conheça seu mercado

Ao definir seu ramo de atuação, você precisa saber exatamente quem será o cliente do produto ou serviço da sua empresa. Crie Personas para cada perfil de consumidor, elas servirão de norte para o desenvolvimento das demais ideias. Também é importante mapear os concorrentes e determinar qual será o investimento necessário para começar. Outra dica para conhecer bem o mercado onde você pretende atuar é conversar com pessoas que já atuam na área. Ler livros especializados, revistas e sites de negócios também podem ajudá-lo na tarefa de entender bem seu segmento e o perfil do seu cliente.

Não se esqueça do plano de negócios

O plano de negócios normalmente funciona com um guia para a empresa. Por isso ele deve ter o perfil da empresa e os objetivos a conquistar, seus diferenciais, uma análise de mercado com concorrentes, organização e gestão do negócio, serviços ou produtos, estratégias de Marketing e Vendas, investimentos, projeções financeiras, entre outros. O plano de negócios é uma das melhores formas para que você realize o planejamento do seu empreendimento. Para saber mais, o Sebrae disponibiliza um material gratuito que ensina a todos como elaborar um plano de negócios eficiente. Você pode acessá-lo AQUI

Foco nas questões legais

Determinadas as bases do negócio, é importante partir para a parte prática.  Quais são os pré-requisitos para o funcionamento? Atualize-se e trabalhe para obter licenças. No Brasil, cada perfil de negócio tem suas características próprias e é importante consultar um contador para definir a melhor opção.

Busque capital

Lembre-se de que ter uma reserva de capital para abrir a empresa é fundamental. Você pode recorrer a investidores-anjo, fundos de venture capital e bancos. Mas pensar em outras opções, como microcrédito, empréstimos de programas estatais com taxas de juros menores como o Banco do Povo, crowdfunding e aportes de aceleradoras podem ser alternativas para tirar a ideia do papel e começar a fase de consolidação do negócio.

Divulgue sua marca

Construir uma base de clientes antes mesmo do negócio estar funcionando é uma boa forma de alavancar sua marca. Para isso, crie um buzz em torno do lançamento do produto ou serviço alcançando influenciadores e a mídia, lançando uma campanha de vídeos e se preparando para oferecer a melhor experiência aos clientes.

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...