cinco-razoes-apostar-franquias

Cinco razões para apostar nas franquias

Categoria: 

Quer investir em um negócio, mas não sabe bem pode onde começar? Não tenha dúvida: aposte nas franquias de um mercado promissor! Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de franchising brasileiro faturou aproximadamente R$ 115 bilhões em 2013 – R$ 12 bilhões a mais que em 2012.

O mercado de franquias segue em uma crescente: saltou de 678 redes em 2003 para 2.703 em 2013_ um crescimento de 300% em dez anos.  As razões pelas quais os brasileiros têm apostado nesse tipo de negócio estão relacionadas às muitas vantagens que ele oferece.

Plano de negócio consolidado, mercado garantido, planejamento de custos e respaldo de uma marca já conhecida no mercado são alguns desses benefícios. Quer saber mais? Conheça outras excelentes razões para investir em uma franquia:

  • Expansão rápida – As franquias permitem um crescimento muito mais veloz do que o de um negócio tradicional porque já oferecem uma estrutura de negócios testada e – normalmente- aprovada.
  • Administração mais eficiente – Com o apoio das franqueadoras para resolver problemas que tomariam muito tempo, os franqueados podem se dedicar à administração de seus negócios.
  • Suporte ao franqueado – Para fazer o negócio dar certo, as empresas franqueadoras tentam transferir o máximo de conhecimento do segmento para seus franqueados. Com isso, eles não ficam sozinhos na hora das decisões difíceis. Mas, a partir do desenvolvimento das empresas, a tendência é que o know-how transite em uma mão dupla, favorecendo ambos os lados.
  • Fortalecimento das marcas – O trabalho de construção da marca já está sendo desenvolvido pela empresa franqueadora, por isso, o franqueado tem a oportunidade de trabalhar a imagem de seu negócio em níveis mais avançados.
  • Redução dos riscos – Com o suporte da empresa franqueadora, os riscos a serem assumidos pelos empresários são previamente calculados e as chances de algo dar errado são bem menores.

Como escolher a melhor opção?

Entre tantas opções de franquias é normal ter dúvida sobre qual delas se encaixa melhor ao seu perfil. Uma dica fundamental antes de investir em um novo negócio é pesquisar. Procure conhecer a fundo os negócios que mais o interessam, analise o mercado e sobretudo tenha um pé na realidade. Se você não gosta de acordar cedo, quais são as chances de ser feliz e bem-sucedido abrindo uma rede de padarias?

Se possível converse com outros franqueados da rede para ter uma noção do dia a dia e do relacionamento com o franqueado, considere suas finanças e não decida nada sob pressão. Franquia não é negócio que funciona no impulso, é preciso dedicação e planejamento.

O que levar em consideração?

Durante o processo de seleção da sua franquia, leve em consideração alguns pontos. O primeiro deles é o tempo de contrato. Normalmente, os contratos de franquia têm um prazo definido - este prazo deve exceder o tempo estimado para o retorno do capital investido pelo franqueado. Outra dica do SEBRAE, que tem um guia de escolha da franquia, é que o negócio seja franqueado após um período mínimo de um ou dois anos de experiência e do atingimento do ponto de equilíbrio. Com isso, o franqueado pode ter a certeza de que o negócio foi testado no mercado. 

 

 

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...