cada-um-no-seu-quadrado

Cada Um No Seu Quadrado!

Categoria: 

Ao longo dos meus textos, sempre afirmo que o bom relacionamento do líder com sua equipe, a transparência e a busca por mais horizontalidade nos processos são fundamentais para que o trabalho flua melhor e de maneira mais humana. Contudo, é preciso compreender que isso precisa estar equilibrado com a característica de autoridade que um líder possuí. Isso significa que se você é líder, não deve e não pode confundir essa posição com aquela de um amigo, por exemplo.

Situações surgirão e exigirão que você tome posições mais firmes e muitas vezes contrárias aquelas que algum membro da sua equipe deseja. Caso tal relação tenha sido construída na base da barganha de sentimentos, essa discordância fará com que um problema maior surja e afete negativamente a todos.

Esse comportamento é natural daqueles líderes que não desejam liderar, mas sim serem amados. Com isso, se confunde bom relacionamento com troca de elogios, tapinha nas costas e total concordância. O problema é que isso é impossível de manter por um longo tempo.

Por isso, preze pela sinceridade respeitosa e pelo bom senso. São essas características que possibilitarão que críticas surjam nos momentos certos, e que você possa dizer não sem causar indisposição entre a equipe.

Conciliar tudo isso é de grande importância, já que é tarefa do líder guiar o time e ditar o ritmo de trabalho. Se você passa mais tempo batendo papo com sua equipe sobre assuntos que não se relacionam em nada com o trabalho, você contribuirá para que todos entendam que é normal perder o foco. Mas, se o líder tem uma postura focada e dedicada, o sinal que as pessoas captarão será outro.

Preste atenção a sua postura e compreenda que ela será mimicada por quem está ao seu lado no cotidiano do trabalho. Além disso, um líder equilibrado tem muito mais moral e facilidade para chamar a atenção, dar aquele puxão de orelha ou mesmo recompensar quando merecido.

Em resumo, não tenha como objetivo ser amigo da sua equipe fora do trabalho. Mas se esforce para ter um relacionamento harmonioso, onde cada um exerce o seu próprio papel e tem seu espaço. Dessa forma, quando chegar a hora de analisar os resultados obtidos, todos terão muito claro qual era sua própria responsabilidade, e as indisposições por conta das cobranças serão muito menores.

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...