balanco_de_final_de_ano_nos_negocios

Balanço de Final de Ano Nos Negócios

Categoria: 

No mês de dezembro é comum que os empreendedores façam um balanço de final de ano.

Devido a inúmeros fatores, 2015 foi um ano de grande instabilidade para a economia brasileira, atingindo diretamente empresas em quase todas as áreas de atuação. Por isso, muitos têm considerado 2015 como um ano de crise, fazendo com que muitos empresários acabem saindo um pouco pessimistas dessa retrospectiva. Mas é importante não se desesperar.

Por isso, é de grande importância sempre ter em mente que até mesmo cenários ruins podem servir como lição para catapultar os negócios. Ser capaz de dar a volta por cima é uma capacidade intrínseca a todo empreendedor comprometido com o próprio sucesso, seja ele pessoal ou profissional.

Para te auxiliar a entender os motivos que fazem com que o balanço de final de ano ajude o seu empreendimento a crescer, eu preparei alguns esclarecimentos. Confira abaixo:

Pontos positivos e negativos – Avalie de maneira honesta o que funcionou e o que não deu certo no seu negócio este ano. Isso é fundamental para compreender o que precisa ser modificado ou aperfeiçoado na sua empresa. Por isso, não evite a autocrítica. Estar consciente de suas limitação e potencialidades é de suma importância nessa fase. Essa análise pode ajudar – e muito – na definição dos caminhos que deverão ser traçados no próximo ano.

Planeje os próximos passos – Seu negócio ainda não tem um planejamento estratégico? Então está na hora de elaborar um. Entidades com a Endeavor possuem ferramentas que podem ajudá-lo a elaborar esse plano tão importante para o sucesso da sua empresa. Já tem um planejamento? Que tal fazer algumas adaptações com o que verificou no balanço deste ano?

Defina suas metas – Metas em curto prazo, em longo prazo… O importante é saber onde quer chegar e entender quais são os caminhos ou ferramentas necessárias para atingir seus objetivos.

Siga em frente sempre – É claro que nem sempre as coisas saem como o planejado. Tenha em mente que é preciso seguir em frente mesmo assim. Caiu, reveja a rota e vá em frente! E que 2016 seja um ano de muito sucesso para todos os empreendedores!

 

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...