as_licoes_que_o_fracasso_ensina

As Lições Que O Fracasso Ensina

Categoria: 

Os caminhos do empreendedorismo podem ser comparados às curvas de uma montanha-russa. Cheios de altos e baixos, sendo que nem sempre levam diretamente ao sucesso. Mas, ao contrário do que a maioria das pessoas pode imaginar, é possível aprender e crescer muito com o fracasso.

Em uma cultura tão focada no sucesso, nem sempre é possível absorver o conceito de que falhar pode ser uma das melhores formas de recomeçar de forma mais efetiva e inteligente. Felizmente, nunca é tarde para reverter essa ideia.

Confira a seguir algumas dicas de como os erros podem ser usados para que você aprenda lições valiosas e dê uma guinada na sua vida de empreendedor:

Ignorar o erro é um erro – Ok, você falhou e quer esquecer o que aconteceu. É uma atitude normal, mas ignorar seu erro não vai levá-lo a lugar algum.  O primeiro passo para reverter a situação é analisar bem os motivos que o levaram a falhar. Entendê-los é um ponto decisivo para simplesmente não fazer de novo.

Aprender a correr riscos calculados é fundamental – Dificilmente você vai encontrar algum empreendedor que nunca tenha cometido erros em sua trajetória profissional. O que diferencia os empreendedores de sucesso daqueles que não tiveram êxito, no entanto, é que os primeiros, na maioria das vezes, aprenderam a correr riscos calculados. Nestes casos, se alguma coisa dá errada, o gerenciamento e a contenção dos danos fica mais fácil.

Cresça na crise – Uma crise pode ser uma oportunidade e tanto para que você reveja seus conceitos e quebre paradigmas que estavam impedindo o seu crescimento.  Mudanças nem sempre são fáceis, mas podem levar muitos empreendedores além.

Busque conhecimento sempre! – Erros podem ser armas de crescimento se você os encarar de maneira positiva e produtiva. Depois de identificar as causas da falha é preciso procurar formas de superar o problema. É aí que entra a necessidade de capacitação. Esta, aliás, é uma necessidade constante de qualquer empreendedor. Quem deixa de aprender para no tempo e perde uma série de oportunidades de se desenvolver, de conhecer novas formas de expandir seus negócios e de crescer como pessoa.

Nunca é tarde para empreender! Conheça empresários que abriram seus negócios depois dos 50!

Você sabe como estimular a sua criatividade nos negócios? Confira algumas dicas!

Quer se capacitar? Aposte nos cursos online!

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...