alternativas-capital-financeiro

Onde Encontrar Seu Capital Financeiro? Aqui!

Categoria: 

Aqui no blog, já dei inúmeras dicas para aqueles que desejam iniciar sua caminhada pelo mundo do empreendedorismo. Mas acredito que seja hora para falar mais uma vez com essa nova geração de empreendedores.

Hoje trago 4 alternativas para você que está abrindo sua própria empresa, mas não possui o capital inicial necessário para realizar esse sonho. São quatro maneiras diferentes de se conseguir os fundos sem ter que partir para velhas táticas como pedir dinheiro aos amigos e familiares ou fazer empréstimos no banco.

Confira abaixo:

Incubadora

Se a sua ideia de negócio for uma startup, mas ela ainda está prematura e precisa ser lapidada antes de receber um aporte financeiro, é possível fazer isso dentro de uma incubadora. As incubadoras são ligadas a instituições de ensino e universidades que apoiam os empreendedores novatos.

Elas oferecem a estrutura e conhecimento mínimos necessários para os primeiros passos da nova empresa. Isso representa uma ajuda importante para quem está começando a entrar no mundo do empreendedorismo e ainda não está habituado a ele.

Aceleradora

As aceleradoras são uma espécie de evolução das incubadoras. Elas escolhem startups com grande potencial de crescimento e oferecem apoio financeiro, estrutura, consultoria e treinamento em troca de uma participação no capital da nova empresa. No Brasil existem algumas dessas empresas.

Investidor-anjo

Uma outra alternativa é encontrar um ou mais investidores-anjo. Eles são pessoas físicas que usam seu capital para investir em novas empresas que tenham alto potencial de crescimento, como as startups.

A “Anjos do Brasil” é especializada em conectar empreendedores com investidores-anjo. Vale a pena o novo empresário se informar sobre os eventos voltados para este tipo de público se ele estiver procurando alguém que acredite no produto dele e esteja interessado em emprestar seu capital para o projeto.

Porém, muitos investidores-anjo ao emprestarem dinheiro para as novas empresas deixam em aberto a possibilidade de transformar essa dívida em uma futura participação no negócio. Então, se você não está a procura de sócios, fique atento a isso.

O lado bom é que muitos desses investidores já emprestaram seus recursos para outras empresas ou são sócios de várias delas, o que pode agregar know-how ao novo projeto, aumentando suas chances de prosperar.

Capital semente

A lógica do capital semente é a mesma do investidor-anjo. A diferença é que o investidor-anjo é uma pessoa física, enquanto o capital semente vem de uma pessoa jurídica, através de um fundo de investimento, por exemplo.

O capital semente geralmente busca empresas ainda em estágio inicial, mas em um segundo degrau, que já possuem uma estrutura, clientes, produtos definidos etc. Não são mais uma ideia ou plano no papel. Só que ainda não conseguem se sustentar com os próprios recursos.

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...