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7 Segredos Para Obter Um Feedback Verdadeiro

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Esqueça todas as visões negativas sobre feedback. Saber dar um retorno sobre o desempenho dos colaboradores é um ponto importantíssimo para qualquer gestor.  O problema é que nem sempre é fácil expor qualidades e defeitos sem que isso soe ofensivo ou pessoal.  Para dar o feedback que realmente melhora o comportamento da equipe e a ajuda a atingir seus objetivos, o gestor precisa ser assertivo e lançar mão de algumas dicas.

Confira abaixo e não perca tempo para coloca-las em prática:

  1.  Fale no Momento Certo – Algumas empresas definem reuniões semanais, mensais ou semestrais para o feedback. Mas alguns casos exigem retornos extras. O ideal é que o gestor não espere muito tempo. É importante que o funcionário tenha uma resposta sobre um comportamento ou desempenho no momento em que a situação acontece.
  2. Evite Dar Feedbacks em Público – A ideia é não constranger o colaborador, por isso, o feedback deve ser individual e acontecer em um local reservado.
  3. Reconheça as Qualidades do Colaborador – Fale sobre as qualidades e pontos positivos do trabalho do colaborador. Esta é uma forma de abrir um canal de comunicação e deixá-lo mais à vontade e preparado para a interação. Não pense que elogiar pode inflamar o ego do seu colaborador ou fazer com que ele se acomode. Encare o elogio como uma motivação e saiba faze-lo na medida certa.
  4. Explicite os Pontos a Serem Melhorados – Saber fazer críticas construtivas é fundamental. Fale sobre comportamentos que gostaria que fossem aprimorados, deixando claro que as críticas não são pessoais. Se possível, dê exemplos cotidianos para que a pessoa entenda com clareza sobre o que você se refere.
  5. Seja Claro – Não faça rodeios. Se o colaborador pisou na bola e deixou de cumprir algo, pergunte por que isso aconteceu.
  6. Peça Mudança de Comportamento – O gestor precisa mostrar ao colaborador que é necessária uma mudança de comportamento. Exponha a situação e oriente o funcionário para que ele possa se desenvolver. Contribuir para o desenvolvimento pessoal dos colaboradores.
  7. Respeito Acima de Tudo – Para que o feedback cumpra sua função de desenvolvimento, é preciso confiança e respeito. Por isso, é fundamental que o gestor sempre seja cordial e respeitoso. Que busque compreender as posições do colaborador e que possa ajudá-lo no caminho do desenvolvimento sempre.

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Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

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