7-dicas-concentracao

7 Dicas Para Você Não Perder o Fio da Meada

Categoria: 

Se livre das distrações que te impedem de ser mais produtivo com estas 7 atitudes comprovadas cientificamente.

1. Escute música

Mas evite suas músicas do coração, ou mesmo aquelas que você detesta. Prefira músicas conhecidas e que não sejam um gatilho para emoções. Isso te ajudará a bloquear ruídos do ambiente e trará relaxamento e concentração.

2. Não faça nada de estômago vazio

Mantenha-se hidratado e bem alimentado. Isso fornecerá energia ao seu organismo e evitará que você se distraia por conta da fome. Beba água com regularidade, pois ela é necessária para manter o bom funcionamento do seu cérebro.

3. Não Seja Sedentário

Exercitar-se, além de auxiliar para um corpo mais saudável e mais disposto, também auxilia no desenvolvimento de partes do cérebro ligadas à atenção e à memória. Portanto, ficar parado não é uma opção se você deseja ter mais concentração ao resolver problemas do cotidiano.

4. Não Perca o Sono

Dormir é um dos processos mais importantes para nós, seres-humanos. Através do sono, nosso organismo descansa e se desenvolve. Por isso, durma bem e mantenha uma rotina de sono de no mínimo 8 horas. Quando necessário, tire um tempo para dormir durante o dia também. Isso aumentará sua capacidade de aprendizado e de memorização.

5. Escreva à mão

Recorra ao modo old school de anotar suas ideias. Apesar de existirem inúmeros apps que servem como bloco de notas, escrever à mão facilita a compreensão do que está sendo anotado e favorece a memorização, já que o seu cérebro se esforçará mais ao fazer esse exercício do que se você estivesse digitando tais informações.

6. Medite

Recorra à meditação. A ciência já comprovou que o córtex cerebral de praticantes de meditação possui maior capacidade de fixar a atenção e melhor memorização. Além disso, acredita-se que a meditação também auxilie seus praticantes a tomarem melhores decisões.

7. Faça Pausas Periódicas

A ciência afirma que nossa concentração em um objeto ou atividade está limitada a uma hora. Por isso, faça pausas durante a realização das suas tarefas. Seja para reabastecer as energias, dar um cochilo ou mesmo conversar com outras pessoas. Uma tática muito conhecida é a Pomodoro, onde cada período de uma hora é separado em três turnos de 20 minutos, sendo que entre cada turno uma pausa deve ser feita.

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...