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6 Dicas Para Superar a Crise

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A crise político-econômica pela qual o Brasil vem passando há mais de dois anos tem afetado consideravelmente a expectativa dos empreendedores. Após consecutivos recuos dos índices de crescimento, é possível compreender como esses fatores têm influenciado o comportamento de empresários e consumidores.

Encontrar maneiras de driblar esse cenário exige uma dose extra de determinação e persistência. Confira seis dicas que podem te ajudar nesse momento de crise:

Cuide Da Sua Clientela – Com o desaquecimento da economia, as pessoas ficam cada vez menos dispostas a comprar. Se adquirir novos clientes fica mais difícil, é hora de olhar para quem já comprou seu produto. Invista na manutenção da clientela que você já tem. Aproxime sua marca dela cada vez mais. Mas como fazer isso? Estratégias digitais podem ajudar. Por meio de ferramentas virtuais, você pode oferecer conteúdo relevante e se fazer presente na vida dos seus clientes.

Fique De Olho Nos Custos – Faça um controle dos seus gastos e remaneje verba de pontos que não estejam dando resultado. E o mais importante: não pare de investir. Mesmo na crise, seu negócio precisa continuar crescendo. Nesse momento, o ideal é usar a criatividade ao máximo.

Busque Boas Oportunidades – Aquele ditado que diz que na crise uns choram e outros vendem lenços, guardadas as devidas proporções, pode ser uma boa motivação. Que tal tentar buscar um ponto positivo na situação. Momentos de crise podem “obrigar” os empreendedores a criar novas opções. Inove, faça de outro jeito!

Ofereça Mais! – Se puder, aumente seus serviços ou produtos. Ofereça mais agilidade e capriche no atendimento. Faça o que puder para se diferenciar em meio aos seus concorrentes. Dessa maneira, você vai conseguir fidelizar sua clientela e ganhar ainda mais clientes.

Premie os Bons Clientes – Como a inadimplência não para de crescer, que tal premiar os clientes que são bons pagadores? Crie descontos especiais para quem paga à vista ou dentro dos prazos. Com certeza isso fará diferença na hora do fechamento da compra.

Mantenha-se Motivado – Em um ambiente em que o desânimo toma conta é muito fácil desanimar e pensar em mudar de segmento. Por isso, não se deixe contaminar. Estude a fundo seu mercado, busque entender como a crise está afetando o seu negócio e os seus concorrentes para que você possa criar alternativas para superar este momento. O primeiro passo é acreditar. Esta não é a primeira crise que o país atravessa e também não será a última. Aproveite o momento para se diferenciar, se reestruturar e se consolidar! A hora é essa!

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Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

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