5-dicas-networking-eficiente

5 Dicas Para Um Networking Eficiente

Categoria: 

Dez em cada dez empreendedores sabem que manter uma rede de contatos é um passo importante rumo ao sucesso profissional.  Mas o que acontece na prática é que muitos deles desconhecem as melhores formas para começar a construir essa trama de relacionamentos. Por receio de parecer “interesseiro” ou “ambicioso”, por timidez ou até mesmo preguiça, muitos empresários praticamente empurram o networking com a barriga.

Mas especialistas ressaltam que é preciso esforço e dedicação para que essa rede realmente seja efetiva. Não adianta buscar os contatos estratégicos apenas quando se precisa deles – é preciso que realmente haja um relacionamento saudável e proveitoso para todas as partes.

Não sabe por onde começar? Confira nossas dicas:

Encare o networking com seriedade – Uma lista de contatos valiosos não cai do céu. Construir relacionamentos profissionais estratégicos exige doses de dedicação, gentileza e constância. É importante que os laços criados sejam duradouros e verdadeiros.  Mostre-se disponível para ajudar, busque assuntos em comum e tenha cuidado ao se expor.

Esqueça a mera troca de favores – Um networking eficiente está muito além disso. As relações não devem ser apenas momentâneas, pontuais. O ideal é que seja um intercâmbio duradouro de informações. Um cultivo diário, não apenas em situações emergenciais, que beneficia a todos. Mostre-se presente em datas importantes, como aniversários, compartilhe informações interessantes e valiosas. O ideal realmente é cultivar amizades.

Elimine a culpa – Muitos empreendedores ficam com receio de pedir indicações pela conotação negativa que, em alguns casos, elas podem ter. Mas esqueça a culpa. Em um universo cada vez mais competitivo, não há espaço para contratar pessoas incompetentes só porque são amigas de alguém.

Controle a timidez – Tente driblar a timidez. Se for a uma reunião onde conhece poucas pessoas, por exemplo, chegue cedo. Você terá tempo de conversar e se enturmar naturalmente. Mantenha seus contatos ativos para que a conexão vá surgindo sem pressão desnecessária.

Use as ferramentas digitais a seu favor – As redes sociais e aplicativos de troca de mensagens, como o WhatsApp, Messenger, Telegram e Snapchat podem ser ferramentas de grande auxílio para manter a conexão diária com a sua rede de networking. Mas fique atento: nada de usar esses artifícios digitais em excesso. Inundar uma comunidade com mensagens que não têm nada a ver com as pessoas que a formam, por exemplo, certamente será um tiro no pé. Lembre-se também que os meios digitais são importantes, mas não são o único caminho. Muitas vezes elas não substituem contatos pessoais.

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...