4_dicas_para_aproveitar_ao_maximo_o_fim_de_ano.jpg

4 Dicas Para Aproveitar Ao Máximo O Fim de Ano

Categoria: 

Estamos a 11 dias de uma das datas mais aguardadas do ano para o setor de vendas: o Natal. Certamente, esse período do ano é recheado de oportunidades, expectativas e também preocupações. Por isso, confira essas 4 Dicas Para Aproveitar Ao Máximo O Fim de Ano:

1. Agora É A Hora De Se Autoavaliar

Se autoavaliar é essencial se você não deseja cometer os mesmos erros em 2017. Por isso, coloque tudo que não deu certo no papel! Busque fazer uma lista de todos os infortúnios que ocorreram nesse ano, dessa forma será mais fácil para você lembrar os motivos e saber quais atitudes evitar no próximo ano.

Além disso, como já falei anteriormente: o primeiro passo para reverter a situação é analisar bem os motivos que o levaram a falhar. Entendê-los é um ponto decisivo para simplesmente não fazer de novo.

Tenha isso em mente e compreenda que a autoavaliação deve ser sincera, caso contrário você nunca compreenderá o que te levou a errar ou mesmo acertar. Depois de feita essa análise, não deixe de utilizar suas conclusões para planejar-se para o próximo ano!

 

2. Inspire-se com aqueles ao seu redor

Depois de se autoavaliar, é hora de buscar inspiração! Procure por exemplos de empreendedores que foram bem-sucedidos em seus projetos durante 2016 e aprenda com os acertos deles. Dessa forma, você já começará o ano seguinte com uma boa noção do caminho das pedras e terminará esse ano mais seguro de si mesmo!

Se possível, faça isso presencialmente, cara a cara. Converse com outros empreendedores que você conheça e que façam parte do seu networking. Mas não se limite a isso, procure também na internet. Hoje em dia, é muito fácil encontrar dicas, ressalvas, modelos de gestão e diversas planilhas prontas para que você compare ou mesmo as utilize como base para seus próprios projetos.

 

3. Tenha os pés no chão

Não se deixe consumir pela ansiedade. Para evitar que isso ocorra você precisar equilibrar os momentos de planejamento e os momentos de atitude. Para tanto, ter suas prioridades bem definidas é essencial. E isso só é possível quando você conhece muito bem as limitações do seu empreendimento.

Portanto, faça um planejamento com metas que sejam possíveis de serem alcançadas. Você evitará frustrações e sentirá mais satisfeito com seu desempenho ao longo do ano seguinte. Algo que pode te ajudar nessa hora é revisar o seu planejamento de 2016, veja o que foi e o que não foi alcançado e tire isso como base para 2017.

 

4. 2017 já começou

Faça um balanço financeiro minucioso. Caso sua empresa precise quitar dívidas com bancos ou investidores, coloque isso como prioridade até que as dívidas tenham sido quitadas.

Mas lembre-se: de nada adianta sofrer por antecipação, muito menos comemorar antes do tempo. Agora é importante que você aprenda a viver o presente. Sendo assim, evite fazer planos para o futuro com base em algo que ainda não aconteceu. E busque planejar 2017 com ainda mais detalhes e sempre em concordância com seu balanço financeiro.

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...