empreendedor-principios.jpg

3 Características Básicas de Um Bom Líder

Categoria: 

Ser empreendedor é uma tarefa que exige o máximo de qualquer pessoa. Ser um líder, também. Por isso, são duas características que estão muito ligadas uma a outra. Porém, existem certos paradigmas que circundam o papel do líder e, que quando são entendidos de maneira errônea, podem causa diversos problemas. Veja abaixo as principais características de um bom líder:

1. Liderança é relacionamento

A atuação de um líder está intimamente ligada às noções que ele possui de liderança e sucesso. Mas não há dúvidas, um bom líder é aquele que compreende que ser bem-sucedido é ser capaz de fazer com que outras pessoas desenvolvam suas próprias potencialidades.

Por isso, essa pessoa é alguém que sabe bem como se comunicar e inspirar quem está a sua volta. Isso pressupõe que um grande líder saiba que a ambição e o desempenho não são centrais para sua liderança, mas sim a relação construída com os liderados.

2. O líder é humano

Ter dúvidas, pedir ajuda e hesitar em diversos momentos. Essas são atitudes comuns a todos nós, e principalmente aos líderes. Afinal de contas, essas pessoas coordenam, gerenciam, administram e definem o rumo de seus setores e das pessoas em seu entorno.

No entanto, existe uma crença de que líderes devem ser grandes rochas impenetráveis e inquestionáveis. Essa crença faz com que as lideranças sejam muitas vezes intransigentes, inseguras e arrogantes. O resultado disso: distanciamento da própria equipe e desânimo dos colaboradores que não se enxergam e não respeitam essa liderança.

Para reverter isso é preciso inverter o pensamento e atuação de quem está liderando. O primeiro passo é pedir ajuda. Isso é importante para demonstrar o valor do time, além de fortalecer os vínculos entre todos. Lembre-se, se o grupo não se identifica com seu líder, então a probabilidade de que esse grupo fracasse é muito maior.

Dessa forma, mostre que você também tem preocupações, assuma os erros e peça desculpas. Essas são atitudes simples, que farão grande diferença.

3. Liderança é prática

Ninguém nasce sabendo. Por isso, esqueça a ideia de liderança nata e afins. Certamente, nossa criação tem grande influência em nosso comportamento adulto. Porém, quando o assunto é liderança, é claro que isso pode ser ensinado e aprimorado com a prática e com o tempo.

Então, o que você está esperando?

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...