10_dicas_para_ser_um_empreendedor_de_sucesso

10 Dicas Para Ser Um Empreendedor de Sucesso

Categoria: 

Não existe uma receita pronta para que um homem de negócios se torne um empreendedor de sucesso. Mas algumas dicas ajudam a trilhar o caminho do empreendedorismo com a confiança e a persistência que ele exige. Confira:

Tenha em mente que é possível começar com pouco – Muitos dos grandes empreendedores ergueram verdadeiros impérios a partir de quase nada. Quer exemplos? Jan Koum, CEO e co-fundador do WhatsApp, mudou-se com a família da Ucrânia para os Estados Unidos aos 16 anos, onde sua família viveu a base de ajuda do governo. Quando se mudou para os EUA, o fundador da rede Forever 21, Do Won Chang, trabalhou como zelador, atendente de posto de gasolina e em uma loja de café. Fundamental é saber transformar o que se tem para alcançar o que se almeja.

O empreendedor precisa ter poder de decisão – Tomar as rédeas da própria vida é fundamental para ser um empreendedor de sucesso. Não adianta adiar decisões importantes, é preciso analisar cada situação, entender o que é possível fazer e projetar as consequências de cada decisão.

Corra riscos calculados – Poder de decisão não é um sinônimo de agir descontroladamente, sem responsabilidade. É preciso saber assumir riscos, mas riscos calculados. Só assim o empreendedor estará preparado para enfrentar o que vier adiante.

Valorize-se – É regra básica que o empreendedor acredite no seu potencial e pare de usar desculpas como muleta. Se você não tiver autoconfiança, será difícil conquistar seus clientes, estabelecer parcerias e fazer o seu negócio crescer.

Fracione seus desafios e comece a vencê-los aos poucos – Crie estratégias para enfrentar as dificuldades do dia a dia e para tirar os seus planos e metas do papel. O ideal é atacar um obstáculo de cada vez para concentrar suas forças na solução desses entraves. Não divida seus esforços entre várias tarefas. No final, isso fará com você não dê a atenção necessária para nenhum deles.

 Se der errado, recomece! – Por mais que se planeje, é natural que algumas coisas não saiam exatamente como se esperava. Por isso sempre conte com o imprevisto. O empreendedor não pode se desesperar nesses casos. É importante que ele reveja sua rota e recomece sua caminhada o mais breve possível.

Faça o que você ama – Amar o que faz é fundamental para ser bem-sucedido em qualquer atividade. Quem gosta do que faz não se preocupa com recompensas imediatas, é capaz de se motivar mesmo nos momentos difíceis e de seguir em frente.

Seja comprometido – Estar comprometido com os resultados é essencial para alcançar o sucesso do negócio. Procurar sempre oferecer o melhor atendimento e os melhores serviços é o caminho para otimizar os resultados.

Invista em uma boa equipe – Por mais capacitado que o gestor seja é impossível comandar um negócio sozinho. Então, aprenda a delegar funções. Lembre-se que ao delegar as tarefas, é preciso ter a certeza de que elas vão ser cumpridas da melhor forma possível. É aí que entra a equipe. Ter um time capacitado é primordial para que um negócio possa caminhar rumo ao sucesso.

Atualize-se sempre – É preciso acompanhar as novidades, mudanças e tendências do seu mercado. Dificilmente um profissional que não se atualiza conseguirá se manter no topo do seu segmento por muito tempo.

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...