10_caracteristicas-001.jpg

10 Características Raras Que Você Deve Ter

Categoria: 

Já há algum tempo um dos grandes problemas no Brasil não é a falta de vagas de trabalho, mas sim a falta de profissionais capacitados para preencher estas oportunidades de emprego. Estima-se que 43% das posições abertas não são preenchidas porque os candidatos não foram capazes de apresentar as competências que as empresas procuravam. E esse número é referente somente ao território brasileiro.

Com esse pensamento, a AfferoLab, empresa especializada em consultoria de educação empresarial, realizou um estudo com empresas dos mais variados ramos entre abril e maio desse ano. Por meio dessa pesquisa foi possível perceber que as qualidades mais valiosas que as empresas procuram são também as mais raras. Confira a lista com as 10 características mais difíceis de serem encontradas no mercado de trabalho:

 

Competência    Índice de escassez (0-5)

Resolução de problemas complexos      4,03

Pensamento crítico        3,63

Atitude empreendedora             3,56

Criatividade       3,56

Habilidade para trabalhar com diferentes culturas          3,52

Habilidade para comunicação oral e escrita         3,48

Raciocínio lógico              3,39

Facilidade para se relacionar      3,34

Facilidade de aprender                3,28

Habilidades matemáticas e numéricas 3,08

 

Por essa tabela podemos enxergar a importância de qualidades que estão muito ligadas ao mundo do empreendedorismo e que todos os empreendedores de sucesso certamente têm que exercer diariamente.

Resolução de problemas complexos, pensamento crítico e atitude empreendedora são as características mais difíceis de serem encontradas e também foram consideradas as mais importantes, e o motivo para isso é muito simples.

Atualmente, o mundo dos negócios apresenta situações extremamente complexas que demandam que as pessoas tomem decisões rápidas, assertivas e inovadoras. Portanto, saber se posicionar diante dos mais inesperados momentos, ter a capacidade de analisar as informações, ler o contexto em que elas se inserem e prever suas consequências são características essenciais para profissionais em busca do sucesso.

Além disso, ter uma atitude empreendedora significa ser independente. Ou seja, o profissional precisa ser capaz de se desenvolver de maneira autônoma e conseguir caminhar com as próprias pernas dentro do ramo em que atua. Por isso, o esforço para aprender e conhecer cada detalhe da empresa e do produto ou serviço com que se trabalha são de grande importância no momento atual.

Busque ter essas capacidades e não deixe de aprimorá-las, afinal de contas, profissionais de qualidade são sempre requisitados!

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...